Logo Ideias de Esquerda

Logo La Izquierda Diario

SEMANÁRIO

"A política de conciliação de classes tem também responsabilidade no ascenso da extrema direita", diz Bia Abramides

Diana Assunção

"A política de conciliação de classes tem também responsabilidade no ascenso da extrema direita", diz Bia Abramides

Diana Assunção

Neste último sábado, a entrevistada pelo programa Esquerda em Debate foi Bia Abramides, professora da pós-graduação em Serviço Social da PUC-SP, coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Aprofundamento Marxista (NEAM) e diretora da APROPUC-SP. O programa, impulsionado pelo Esquerda Diário e pelo suplemento Ideias de Esquerda, com Diana Assunção, promove debates entre intelectuais e militantes de esquerda acerca dos principais temas da atualidade, visando também contribuir na discussão sobre como combater Bolsonaro, o regime político e o bolsonarismo, superando a conciliação de classes petista.

Nesta entrevista, o debate começou com o relato de Bia Abramides sobre sua militância durante a ditadura militar e alguns dos principais acontecimentos das lutas do movimento estudantil na década de 60, vividos pela entrevistada como secundarista em Campinas e estudante da PUC em São Paulo. Episódios como as greves de Contagem e Osasco, o assassinato de Edson Luís pela ditadura, o Congresso da UNE em Ibiúna marcaram a trajetória militante de Bia, além dos anos 70 e 80, com a fundação do PT e da CUT. Posteriormente, Diana Assunção e a professora discutem sobre os desafios colocados para o Serviço Social, diante da crise capitalista internacional, sendo um curso de bases marxistas. Tratam dos desafios para superar o reformismo e o stalinismo, com uma teoria vinculada à prática, às lutas concretas dos distintos setores sociais. Por fim, debatem a situação política no Brasil, como enfrentar Bolsonaro sem sucumbir à conciliação de classes petista, diante da chapa Lula-Alckmin, o papel da esquerda que está diluída na chapa, como o PSOL, e qual programa é necessário para forjar uma alternativa no Brasil de hoje diante também da situação latino-americana.


veja todos os artigos desta edição
CATEGORÍAS

[Esquerda em debate]   /   [Chapa Lula-Alckmin]   /   [Serviço Social]   /   [Bolsonaro]   /   [PT]   /   [América Latina]   /   [Ditadura militar]   /   [Marxismo]   /   [Movimento Estudantil]

Diana Assunção

São Paulo | @dianaassuncaoED
Comentários