×

CRECHES | Câmara de SP aprova projeto de “vouchers” que destina dinheiro público para creches privadas

sexta-feira 6 de dezembro de 2019 | Edição do dia

A Câmara Municipal de São Paulo aprovou, na noite desta quarta-feira (4), com 37 votos favoráveis e 9 contrários, um projeto de lei que autoriza a Prefeitura a pagar as mensalidades de crianças de zero a três anos em creches particulares. O programa Mais Creche envolverá gastos à prefeitura de quase 300 milhões de reais, que irão diretamente para o bolso do setor privado.

Esse projeto é mais um exemplo disso. Os “vouchers” da educação, como é chamada a iniciativa, é um modelo muito comum nos Estados Unidos e é defendido amplamente pelo presidente Donald Trump. O governo entrega uma quantia em dinheiro para os pais para que matriculem seus filhos em escolas particulares, ao invés de usar escolas públicas.

O discurso que mascara a intenção é de “tentar reduzir as filas para as creches públicas”. E é ainda mais absurdo porque o governo de São Paulo não fez esforço algum para tentar resolver de fato o problema das filas nas escolas da rede pública. Na verdade, ao contrário disso, avança a passos largos para o caminho da precarização do ensino público e da privatização da educação.

Esses recursos poderiam ser canalizados para a construção de creches públicas, essenciais para a vida das mulheres trabalhadoras. Esse direito é substituído por um sistema que enriquece o setor privado, enquanto milhares de mães seguem sem ter uma creche para deixar seus filhos, pois não podem pagar pelas vagas que existem.




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias