×

Nossa Classe Educação | Campanha de fotos: educadores de SP apoiam estudantes em luta contra Bolsonaro

Neste dia 18, estudantes em todo país se mobilizam contra os cortes às universidades anunciados por Bolsonaro. Está ocorrendo também o 31º Congresso do SINPEEM, onde o Nossa Classe Educação impulsionou uma campanha de fotos em apoio a essa luta, chamando a derrotar o bolsonarismo na luta de classes.

terça-feira 18 de outubro de 2022 | Edição do dia

Com cartazes escrito “Educadores municipais de SP em apoio aos estudantes em luta! 18/10: uma só luta contra Bolsonaro, as reformas e os ataques à educação”, dezenas de educadores expressaram no 31º congresso do SINPEEM sua solidariedade aos estudantes que estão em luta neste dia 18. Milhares de estudantes estão realizando nesta terça paralisações nas universidades e atos de rua contra os cortes à educação anunciados por Bolsonaro.

Conforme discutimos aqui, são 8 anos de cortes consecutivos na educação, que se aprofundaram com o golpe institucional de 2016 e o Teto de Gastos, e hoje se expressam na precarização da assistência estudantil, infraestrutura e demissão de terceirizados. A luta na UFBA e UFAL fez com que o governo retrocedesse parte do confisco mais recente, mas ainda é preciso lutar pela revogação integral de todos os cortes na educação. Só o atual bloqueio foi de R$2,4 bilhões.

Os educadores do Nossa Classe Educação têm atuado no congresso do SINPEEM justamente colocando a importância de enfrentar o Bolsonaro e a direita com a nossa luta, e discutindo que precisamos nos incendiar com a força dessa juventude que está nas ruas. Para isso, é necessário retomar o sindicato para as mãos dos educadores, uma vez que Cláudio Fonseca – diretor do sindicato, do Cidadania, partido que apoiou mais de 80% dos ataques de Bolsonaro na Câmara, que está em federação com o reacionário PSDB e apoiando Tarcísio nas eleições – é a cara de uma direção autoritária que se mostra como um obstáculo à organização e luta dos educadores municipais.

Leia mais: Retomar o Sinpeem para as mãos dos educadores e enfrentar o Bolsonaro e a direita com a nossa luta.

Os resultados do primeiro turno deixaram claro que a extrema-direita e o bolsonarismo não serão derrotados nas eleições, pois independentemente do resultado, seguirão sendo uma força social no Brasil e no regime político. Damares, Mourão e Salles foram eleitos para continuar a cruzada reacionária e de ataques. Contra isso, é preciso desde já batalhar para retomar as entidades sindicais e estudantis para o caminho da luta, sem alianças com a direita, pois essa será a única forma de derrotar de vez o bolsonarismo.

Todo apoio aos estudantes em luta! Confira abaixo as fotos da campanha:




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias