×

SAÚDE | Chega a 7 o número de mortos decorrente do incêndio no Hospital Bonsucesso no RJ

A crise capitalista é a pandemia que mata para além da pandemia de COVID-19. Uma bebê de um ano e um idoso de 93 anos são as vítimas mais recentes decorrente do descaso com a saúde pública.

segunda-feira 2 de novembro de 2020 | Edição do dia

Foto: revista veja

As duas vítimas foram transferidas do Hospital Federal de Bonsucesso na zona norte do Rio de janeiro, após incêndio decorrente do superaquecimento de dois transformadores, e não resistiram falecendo nesse fim de semana. Há mais de uma ano e meio o hospital já tinha recebido uma alerta de risco de incêndio segundo a Defensoria Pública da União (DPU) e nada foi feito.

Dois pacientes perderam a vida durante o incêndio e as equipes do hospital não tinham treinamento sobre como proceder em caso de incêndio. O Ministério da Saúde se limitou a lamentar o caso, muito embora siga com a mesma política de cortes de gastos na saúde, mesmo durante a pandemia. Segundo cruzamento de dados do portal UOL o Hospital de Bonsucesso sofreu corte de 11% na verba no último período.

A responsabilidade é do governo Bolsonaro, que além de mais de 160 mil mortes contabilizadas em números oficiais por COVID-19 carrega entre os dedos o sangue de mais essas vítimas. Um absurdo que poderia ter sido evitado se não fosse o compromisso quase sagrado que esse regime tem com empresários e banqueiros, para quem flui grande parte do dinheiro público por meio das leis de responsabilidade fiscal e outros mecanismos como a fraudulenta dívida pública que suga metade do orçamento anual do Brasil.

Contra o desmonte e as tentativas de privatização do SUS é preciso lutar pelo não pagamento da dívida pública e pela estatização de todo o sistema de saúde sob controle e administração dos próprios trabalhadores, para que seja os capitalistas que paguem pela crise. Chega de mortes por conta dessa crise descarregada nas nossas costas!




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias