Logo Ideias de Esquerda

Logo La Izquierda Diario

SEMANÁRIO

[Compilado] Homenagem aos 83 anos do assassinato de León Trótski

[Compilado] Homenagem aos 83 anos do assassinato de León Trótski

Na véspera dos 83 anos do assassinato de León Trótski a mando de Stálin, indicamos uma seleção de artigos, vídeos e cursos para todos os jovens e trabalhadores que desejam conhecer mais suas ideias, pensar a necessidade de uma estratégia revolucionária no século XXI e a perspectiva da construção do comunismo.

Curso Trótski: Vida e Pensamento

As sessões são ministradas por Edison Urbano, doutorando na UFABC, do semanário Ideias de Esquerda e organizador do livro “Brasil: ponto de mutação”.

Nesse curso introdutório à vida e ao pensamento de Leon Trótski, repassamos alguns dos pontos altos das quatro décadas de sua contribuição revolucionária à causa da emancipação dos trabalhadores de todo o mundo. Ao lado de Lênin, Trótski foi indiscutivelmente um dos principais dirigentes da Revolução Russa de 1917, a maior conquista da classe trabalhadora mundial no caminho para a superação definitiva do capitalismo, e, com ele, de todas as sociedades de classes, baseadas na exploração e opressão.

Após a morte de Lênin, coube a Trótski a tarefa de continuar o legado do marxismo revolucionário, contra as deformações stalinistas dentro da URSS e contra as traições dos PCs tutelados por Moscou em escala internacional.

O nome de Trótski, como dirigente principal da Oposição de Esquerda e, mais tarde, fundador da IV Internacional, se coloca legitimamente como o da continuidade do marxismo revolucionário, e conhecer sua obra é um ponto de apoio fundamental para encarar os desafios do presente.

Tendo visto e analisado processos tão distintos como a ascensão de Hitler na Alemanha, a revolução e guerra civil espanhola, a organização dos negros nos EUA, a luta anticolonial na África e na Ásia, e o início da Segunda Guerra Mundial, até ser brutalmente assassinado por um agente stalinista em 1940 no México, a contribuição de Trótski é decisiva para pensarmos uma estratégia internacionalista para o século 21.

Curso Trótski: “Stálin, o grande organizador de derrotas”

O curso trata do livro escrito por Trótski em 1928, “A Internacional Comunista depois de Lênin”, uma obra fundamental para todos que queiram conhecer os grandes debates de estratégia no interior da URSS e sobre a luta de classes internacional depois da morte de Lênin em 1924, contra a reação stalinista e sua teoria conservadora do “socialismo em um só país”.

No decorrer do curso, os participantes poderão conhecer os debates históricos e entender por que o livro foi uma das bases para a construção da Oposição de Esquerda Internacional, que combateu pelo legado bolchevique-leninista e contra a degeneração da revolução na URSS e dos partidos comunistas mundo afora (inclusive o PCB).

Em 4 sessões, o curso vai buscar cobrir os principais debates de enorme atualidade contidos no livro, que é de fato a reunião de diversos documentos históricos produzidos no calor dos debates da época, que condensam lições indispensáveis para a estratégia revolucionária hoje.

Entenda por que o combate entre Trótski e Stálin nunca foi uma mera disputa entre personagens, e sim uma encruzilhada fatal da revolução mundial e das possibilidades de avanço socialista na URSS.

Publicamos o Prefácio à edição brasileira de “Stálin, o grande organizador de derrotas”, livro de Trótski publicado pela ISKRA, por Edison Urbano

Trótski escreveu esses documentos no desterro em Alma-Ata, mas só pôde reunir toda a documentação quando se encontrava no exílio na Turquia. A burocracia, longe de silenciar a Oposição, também não pôde impedir Trótski de ultrapassar as fronteiras com suas críticas, tanto no que se refere à “teoria” de Stálin do “socialismo em um só país” quanto às lições dos acontecimentos principais do momento, como a greve geral inglesa de 1926 ou a Revolução Chinesa de 1925-1927, lições que permitiriam um ano depois generalizar para todos os países sua Teoria da Revolução Permanente.

Leia aqui

Algumas considerações acerca do Programa de Transição, por Matías Maiello

Publicamos aqui o “Prefácio à edição brasileira” do Programa de Transição escrito especialmente por Matías Maiello para o nosso lançamento da obra pelas Edições Iskra no ano em que se completarão 83 anos do assassinato do revolucionário russo Leon Trótski a mando de Stálin. A obra apresenta uma parcela das principais elaborações deste que foi um dos maiores defensores do marxismo revolucionário de todos os tempos.

Leia aqui

Emilio Albamonte: entrevista sobre León Trótski e a atualidade de seu pensamento

Leia aqui

A emancipação das mulheres na obra de Leon Trótski, por Andrea D’Atri

Leon Trótski não tem nenhuma obra dedicada, especificadamente, a análise da histórica opressão patriarcal. Então, por que existem tantas edições –há mais de cinco décadas- que compilam discursos, breves artigos ou capítulos de suas obras nos quais abordam a questão das mulheres?

Leia aqui

Trotski e a luta das mulheres, por Diana Assunção

Para enxergar a vida com o olhar das mulheres é o título do prefácio de Diana Assunção do livro "Trotski e a luta das mulheres". Esta publicação, de março deste ano, conta com o texto inédito "14 perguntas sobre a vida e a moral na União Soviética". Reproduzimos na íntegra o prefácio.

Leia aqui

“A revolução e o negro: textos do trotskismo sobre a questão negra”

Letícia Parks, organizadora do livro apresenta a segunda edição de “A revolução e o negro: textos do trotskismo sobre a questão negra”.


veja todos os artigos desta edição
CATEGORÍAS

[Trotskismo]   /   [Stalinismo]   /   [Joseph Stálin]   /   [Leon Trótski]   /   [Fração Trotskista (FT-QI)]

Comentários