×

São Paulo | Comuna Irmã Alberta, assentamento do MST, recebe ordem de despejo do governo Tarcísio. Toda solidariedade!

Na semana passada a Comuna da Terra Irmã Alberta, assentamento do MST a 21 anos, recebeu uma ordem de despejo. O local funciona atualmente como uma comuna agroecológica e cooperativa, além disso dentro do assentamento reside o Território Cultural Okaracy gerido pela companhia Antropofágica de teatro.

sexta-feira 8 de setembro de 2023 | Edição do dia

O terreno, que seria destinado a ser um lixão foi ocupado a 21 anos, pertencia à Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (SABESP), órgão que emitiu o pedido de reintegração de posse.

Não é atoa que o pedido de reintegração acontece neste momento, o governador do Estado de São Paulo, Tarcísio de Freitas, tem como programa de seu governo a privatização do Metrô, da CPTM e da SABESP. Fica claro que a reintegração, além de ser um ataque ao MST, movimento social constantemente atacado pela extrema direita, como vimos recentemente na CPI do MST, é um ataque que já visa os planos de privatização da SABESP.

No último sábado (02/09) o MST realizou um ato e uma vigília cultural em conjunto com a Companhia Antropofágica contra a reintegração. A vigília cultural contou com a presença de diversos representantes de grupos de teatro, além de artistas de outras áreas. Além disso, mais de 150 grupos de teatro que atuam no Brasil mandaram apoio à companhia que resiste junto com o movimento social ao pedido de reintegração. A reintegração ataca também os grupos de teatro político que atuam em São Paulo e no Brasil, sendo o Território Cultural Okaracy um espaço de referência para os grupos, é um espaço onde ocorrem apresentações e onde é realizada uma escola de teatro político que forma militantes do MST e de outros movimentos sociais. O ataque a Comuna da Terra Irmã Alberta também é um ataque a uma cena artística que visa pensar a arte de maneira independente.

Nós da Faísca Revolucionária, do MRT e do Esquerda Diário colocamos aqui toda nossa solidariedade e apoio a Comuna da Terra Irmã Alberta e a Companhia Antropofágica na luta contra a reintegração do terreno! O governo reacionário de Tarcísio vem mostrando sua cara em inúmeros ataques e já vemos exemplos de resistência. Ainda que de maneira indireta vemos nessa semana os trabalhadores da empresa Acciona na linha 6 do metrô de São Paulo entrando em greve por melhores condições de trabalho, assim como vemos a greve dos trabalhadores da Universidade de Campinas também nesta semana, já na Universidade de São Paulo (USP) os estudantes do curso de letras paralisaram por dois dias suas aulas contra a precarização da universidade e por mais contratação de professores. É necessário organizar uma luta unificada e independente contra o reacionário governador Tarcísio e o projeto neoliberal em curso no país.




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias