×

Vídeo | Conferência Nacional do PTS: o que foi discutido e quais as tarefas que foram propostas

No fim de semana de 11 a 13 de dezembro, o PTS da Argentina realizou sua conferência de abertura do XVIII Congresso que será em Abril de 2021. Aqui refletimos o relato de Christian Castillo sobre a situação nacional e um primeiro guia para conhecer os documentos e debates que se seguiram.

quinta-feira 17 de dezembro de 2020 | Edição do dia

(Foto: Reprodução)

No último fim de semana, o PTS da Frente de Izquierda Unidad realizou uma importante conferência partidária na Argentina, antes de seu próximo congresso.

Os três dias de debate foram presididos por um mês de deliberação em todas as equipes partidárias, em que puderam participar em diversas instâncias de trabalhadores, mulheres e jovens com quem temos intervindo em conjunto em todo o país. Esta deliberação foi expressa em plenárias por todo o país, bem como em 6 boletins de debate onde foram publicadas cerca de 50 contribuições de militantes, com posições e críticas, entre as quais as de colegas de outros grupos da Fração Trotskista (Chile, França, Brasil).

Elas surgiram da publicação de diversos documentos em La Izquierda Diario, aos quais nossos leitores e os militantes da Frente de Izquierda Unidad e outras correntes tiveram acesso. No final deste artigo, relacionamos estas notas para quem quiser lê-las: as Teses Nacionais , as Perspectivas da Situação Internacional , os Projetos de Resolução sobre a Atividade Política do PTS ( Um partido para que os explorados triunfem ), o novo papel do La Izquierda Diario , o artigo da comissão de trabalhadores sobre o "despertar" de novas lutas , e outro sobre a organização da juventude precária.

Esse método também permitiu comentar nossas análises e propostas de colegas de outras correntes, como Jorge Altamira (Política Obrera) , a quem publicamos sua crítica e uma resposta de Cristian Castillo . O Partido Obrero também publicou um artigo em sua imprensa sobre a discussão.

A conferência começou na sexta-feira com um relatório de Emilio Albamonte, que explicou e atualizou a definição do tempo de crise, guerras e revoluções, como marco estratégico para o desenvolvimento da crise atual, bem como a utilidade do conceito de "equilíbrio capitalista" para analisar as relações entre economia, relações entre Estados e luta de classes, sendo esta última o fator determinante. Desenvolveu exemplos históricos úteis para analisar tendências atuais, apontadas no texto de Claudia Cinatti citado acima, que também fez parte da mesa deste primeiro dia.

No próximo domingo, dia 20, publicaremos o conteúdo de sua exposição no semanário Ideas de Izquierda.

Aqui publicamos especialmente o vídeo da reportagem de Christian “Chipi” Castillo da sessão de sábado, que se destinava a discutir as “Teses Nacionais”, que incluíam a definição principal da situação econômica e política na Argentina e as contribuições que o artigo incorporava nas lutas incipientes da classe trabalhadora, tanto precárias quanto sindicalizadas. Também os debates que surgiram nas semanas anteriores. Castillo fez um relatório de abertura, após o qual se seguiram as opiniões de mais de 40 colegas que intervieram especificamente na pauta do dia. Em seguida, fez uma intervenção onde se aprofundou nas tendências econômicas nacionais e internacionais e, finalmente, uma fala de encerramento onde coletou e respondeu a parte das perguntas e opiniões abertas ao longo desse debate.

No domingo, a conferência continuou com a apresentação e debate dos documentos que, a partir dos debates sobre a época e a situação nacional e internacional, propõem quais devem ser as tarefas políticas do PTS no âmbito da Quarta Fração Trotskista Internacional. Fredy Lizarrague, Laura Liff e Julia Tessio fizeram uma reportagem que partiu dos artigos que publicaram (sobre as tarefas políticas do PTS, La Izquierda Diario e a juventude), incorporando também as reportagens, críticas e trocas ocorridas nos dias anteriores. Nos próximos dias publicaremos também um artigo que relata os debates ocorridos no domingo e as resoluções que a conferência tomou.

Convidamos nossos leitores, homens e mulheres lutadores, e principalmente nossos companheiros da Frente de Izquierda Unidad, a ver o vídeo que publicamos nesta ocasião, a conhecer os documentos publicados e a continuar e enriquecer o debate no palco que estamos vivendo e as tarefas da esquerda revolucionária.

Documentos para a conferência:

Tese sobre a situação política nacional argentina

Um partido para que triunfem os explorados

Conferência Nacional do PTS: o novo papel do La Izquierda Diario Multimídia




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias