×

Eleições 2022 RS | Debate entre Onyx e Leite é marcado pelo reacionarismo, legado privatista e defesa do RRF

Debate para governador do estado do Rio Grande do Sul na rádio Guaíba FM nesta terça-feira foi marcado por mentiras dos dois lados, muito reacionarismo, reivindicação do legado privatista de Leite e mesmo programa de adesão ao Regime de Recuperação Fiscal (RRF) que descarrega a crise nas costas dos trabalhadores desde sua origem.

terça-feira 25 de outubro de 2022 | Edição do dia

Foto: Gustavo Mansur/Palácio Piratini

O debate começou com Eduardo Leite (PSDB) dizendo que Onyx “ataca as privatizações”, em diversos momentos o bolsonarista e reacionário Onyx Lorenzoni (PL) tentou associar Leite com a esquerda petista questionando que cargos ele prometeu para o PT estar lhe prestando apoio no segundo turno. Leite negou ter prometido cargos e o mais provável é que o apoio do PT seja gratuito mesmo, dentro da lógica do mal menor que se tornou o discurso dominante nessas eleições.

Os dois candidatos de direita e extrema direita se debateram em acusações e mentiras diversas. De um lado Onyx dizendo que Leite é a favor da legalização das drogas e do aborto e de outro Leite pressionando para que Onyx se explicasse sobre o crime de caixa 2 e os casos de corrupção em que se envolveu, o que é verdade, mas mentindo ao falar em educação dizendo que colocou o salário dos professores em dia. Todos os professores do estado sabem o quão isso é uma mentira deslavada, pois o governo Leite não repôs os 48,7% do salário defasado desde 2014, ao contrário, destruiu, negociando com a direção do CPERS, o plano de carreira do magistério gaúcho. Leite também aumentou a alíquota dos servidores aposentados e não deu um centavo de reposição salarial às funcionárias de escola.

Leite definitivamente não pode ser visto como um aliado no combate ao bolsonarismo e a extrema direita, sequer visto como um mal menor como faz campanha o PT e alas do PSOL, pois, ao mesmo tempo que Onyx tentava associá-lo ao PT, Leite tentava se aproximar de Paulo Guedes. No último bloco do debate Leite abriu citando um elogio de Paulo Guedes a ele, sobre como ele aderiu bem ao plano de descarregar a crise nas costas dos de baixo por meio do RRF privatizando e aprovando reformas no estado que retiraram direitos dos trabalhadores.

Ao final do debate ficou bastante marcante como Onyx não conseguiu responder sobre seu programa fiscal “alternativo”, não respondeu porque não tem outro programa senão exatamente o mesmo de adesão ao Regime de Recuperação Fiscal. Contra Onyx e Leite essas eleições não deixam outra alternativa senão a auto organização em cada local de trabalho e estudo bem como a unidade de trabalhadores e juventude para a luta de classes, sem nenhuma ilusão com alianças com nossos inimigos de classe, como faz o PT com Alckmin. É preciso organizar a luta desde já exigindo das grandes centrais sindicais como a CUT e a CTB que mobilizem para a luta contra as reformas e privatizações, contra a lei de teto de gastos bem como contra os cortes na educação e contra o pagamento da fraudulenta dívida pública com a União que obriga à adesão ao RRF, da mesmo forma como mobilizaram para os comícios de Lula que foram mais massivos do que os atos contra os cortes absurdos de Bolsonaro na educação.

Leia Também: O reacionário segundo turno no RS e a necessidade de uma política independente




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias