×

Mobilização | Em todo o país, estudantes saíram às ruas pela revogação total dos cortes do governo Bolsonaro

Diante dos abomináveis cortes do governo Bolsonaro, que inclusive ameaçam de fechamento essas instituições, os alunos de institutos federais de ensino técnico e tecnológico, de universidades federais e de cursos de pós-graduação protestaram contra os cortes orçamentários no Ministério da Educação (MEC) e da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI).

quarta-feira 19 de outubro de 2022 | Edição do dia

São 8 anos de cortes consecutivos na educação, que se aprofundaram com o golpe institucional de 2016 e o Teto de Gastos, e hoje se expressam na precarização da assistência estudantil, infraestrutura e demissão de terceirizados. Ataques que tiveram uma inflexão com o governo de extrema direita, que intensificaram os cortes para tornar as universidades ainda mais elitista e restritiva.

Por isso centenas de estudantes ocuparam as ruas em Brasília, indo protestar na frente do MEC, assim como na Avenida Paulista em São Paulo, ou em Natal e Porto Alegre onde tiveram grandes atos.

Após o anúncio do governo Bolsonaro do corte de mais R$ 2,4 bilhões a revolta dos estudantes provocou de imediato enormes manifestações como na UFBA e na UFAL, que levaram ao recuo parcial do governo. Uma demonstração do medo do governo diante da mobilização estudantil, e de que o ímpeto dos estudantes poderia ter sido organizado de imediato para uma enorme mobilização, como o Tsunami da Educação em 2019, colocando os estudantes como linha de frente do combate à extrema direita.

Entretanto, o que se viu foram atos enfraquecidos, após a convocação com 2 semanas de trégua por parte da UNE, que serviram para esfriar a revolta dos estudantes e permitir o recuo parcial do governo. Por isso, que em diversos estados fizemos o chamado por um plano de lutas para derrotar a extrema direita bolsonarista misógina, os ataques à educação e as reformas com a força da nossa luta! Só a organização dos estudantes, em aliança com os trabalhadores e os setores oprimidos, pode derrotar os cortes e a extrema direita nas ruas.




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias