Logo Ideias de Esquerda

Logo La Izquierda Diario

SEMANÁRIO

[Entrevista] João José Reis: Revoltas escravas e a greve negra na Bahia no século XIX

[Entrevista] João José Reis: Revoltas escravas e a greve negra na Bahia no século XIX

Compartilhamos com os leitores do Suplemento Teórico Semanal Ideias de Esquerda a entrevista que realizamos com o professor titular do Departamento de História da UFBA, João José Reis, onde J.J comenta sobre a “tradição rebelde” na Bahia no início do século XIX que ameaçava a ordem escravista no Brasil. Conversamos também sobre a influência da identidade étnica dos escravizados durante as revoltas na Bahia.
O autor do livro "Ganhadores: a greve negra de 1857 na Bahia”, comenta sobre essa e outras greves como método de luta contra a escravidão e sua importância na luta pela abolição.

As revoltas, como a de Malês e a greve negra de 1857 são partes fabulosas da histórias dos negros e trabalhadores, as quais revelam que escravizados e "livres" através também de quilombos e fugas resistiram e lutaram contra a escravidão.

Essa primeira parte da entrevista com J.J. Reis foi realizada por Carolina Cacau, professora da rede estadual do Rio de Janeiro, estudante da UERJ e fundadora do Quilombo Vermelho e é parte de uma série de entrevistas com intelectuais que estudam a história da escravidão e a questão negra que viemos publicando no Suplemento Ideias de Esquerda.


veja todos os artigos desta edição
CATEGORÍAS

[Escravidão ]   /   [história do Brasil ]   /   [Quilombo Vermelho]   /   [Racismo]   /   [Esquerda Diário Entrevista]   /   [História do povo negro]   /   [História]

Comentários