×

Enchentes | Eventos climáticos inéditos causados pelo capitalismo, levam a mortes e milhares de desabrigados no RS

Desequilíbrio provocado pelo modo de produção capitalista causa eventos climáticos incomuns. Enquanto o Pantanal está em chamas, enchentes, vendavais e desabamentos no RS, deixam milhares de pessoas desabrigadas e com suas casas destruídas. Até o momento 5 pessoas morreram por conta das enchentes no RS e Eduardo Leite (PSDB) propôs míseros 50 mil reais como orçamento para a defesa civil.

quarta-feira 22 de novembro de 2023 | Edição do dia

FOTO: SILVIO ÁVILA/AFP/METSUL METEOROLOGIA

Diversas cidades do estado do Rio Grande do Sul estão em estado de emergência e calamidade pública. Chega perto de 30 mil o número de pessoas desabrigadas e desalojadas em diversas localidades e cidades. O último balanço oficial do governo do estado apontou 5 mortes decorrentes das enchentes e vendavais e 28 mil pessoas estão fora de suas casas. As mortes ocorreram em Gramado, Vila Flores, Giruá e Eldorado do Sul, esta última na região metropolitana de Porto Alegre. Há alertas de inundação nos rios Uruguai, próximo a Uruguaiana e no Alto Uruguai a partir de Iraí e também nos rios Jacuí, Taquari, e Caí. Mesmo diante deste cenário caótico Eduardo Leite se posiciona como um negacionista do clima, propôs e a Assembleia Legislativa do RS aprovou apenas 50 mil reais para a defesa civil.

Veja imagens aéreas das áreas afetadas em Porto Alegre

Há alguns anos, ambientalistas alertam sobre a necessidade de se puxar um freio de emergência alertando as catástrofes climáticas provocadas pelo aquecimento global, a poluição, o desmatamento etc. É o modo de produção irracional, capitalista, que coloca o lucro acima das vidas, que destrói o planeta e nos coloca numa emergência climática. No RS as chuvas não cessam, enquanto o resto do país vive uma onda de calor, em particular no centro-oeste onde os meteorologistas apontam um fenômeno que estão chamando de bloqueio meteorológico.

Leia também: Crise climática seca sem precedentes e agronegócio colocam o Pantanal em chamas

Somente a classe trabalhadora, do campo e da cidade, junto com a juventude estudantil pode dar uma resposta capaz de zerar a emissão de gases poluentes na atmosfera e colocar em marcha um programa de recuperação de biomas, despoluição dos oceanos, lagos e rios colocando toda a indústria e tecnologia a serviço da humanidade e não mais dos lucros dos capitalistas.




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias