×

Racismo na França | Islamofobia de Estado. Governo francês reprime amplamente associações e mesquitas

Desde o assassinato de Samuel Paty, quase não se passou uma hora sem um anúncio do governo demonstrando o novo salto repressivo no terreno islamofóbico. O executivo lançou uma ofensiva massiva para efetivar planos de segurança à longo prazo, que já haviam sido iniciados pelo toque de recolher, e, com isso, instrumentalizar descaradamente o assassinato.

quinta-feira 22 de outubro de 2020 | Edição do dia

Bater forte até deixar marcas profundas. Desde o assassinato de Samuel Paty, não há dúvida de que o executivo francês pisou no acelerador no campo de sua ofensiva islamofóbica.

Após o início dos trabalhos, há algumas semanas, da lei do separatismo (NdT: projeto de lei islamofóbico que parte da suposição de que o "radicalismo islâmico" estaria destruindo a república e estimulando o separatismo. Isso, na verdade, é uma desculpa para avançar em mecanismos legais de opressão às populações islâmicas na França, de origem africana e árabe, em sua maioria negras e pobres), o executivo passou, definitivamente, para o trabalho prático: o Ministério do Interior pediu rapidamente a dissolução do CCIF (Coletivo contra a Islamofobia na França) e de Barakacity (ONG internacional muçulmana), a expulsão de pessoas estrangeiras listadas como "radicais", antes de pedirem o fechamento da mesquita Pantin, e a reabertura do debate sobre a lei de Avia, que facilita a censura de conteúdo nas redes sociais e na internet. Uma ofensiva que, ao que parece, está apenas engatinhando, pois o Executivo já planeja uma emenda ao seu projeto de lei sobre o separatismo, pois o considera insuficiente. Esta é uma maneira de aproveitar o efeito de atordoamento para mais um giro autoritário.

Já no domingo à noite, Macron havia pavimentado o caminho para o fim do Conselho de Defesa. “O medo mudará de lado. Os islâmicos não podem dormir em paz em nosso país ”, disse ele. E foi Darmanin quem lançou os primeiros ataques, em seu traje favorito de primeiro policial da França, com operações policiais lançadas na manhã desta segunda-feira contra "dezenas de indivíduos não necessariamente ligados à investigação, mas da qual obviamente queremos enviar uma mensagem […]: nem um minuto de trégua para os inimigos da República ”, explicou, em horário nobre, ao microfone do Europe 1. A "mensagem" é clara: trata-se de passar da teoria à prática do projeto de lei do separatismo que, por enquanto, ainda não foi aprovado. Assim, com o assassinato de Samuel Paty, o governo está aproveitando a oportunidade para dar corpo a essa lei.

“Devemos demonstrar força republicana: desembarcamos, prendemos, expulsamos, decidimos tudo dentro do executivo. Não estamos mais com lanternas de papel, velas ou banners. Os franceses esperam uma resposta firme e radical de nós ”, disse uma fonte do Executivo ao Le Figaro.

Ao mesmo tempo, continua a operação para instrumentalizar o assassinato de Samuel Paty. O governo pretende avançar para deixar nítido quais seus objetivos e assim efetivar, a longo prazo, seu salto repressivo iniciado com o toque de recolher. Após a operação de "união nacional" no domingo, o governo prepara uma cerimônia de homenagem nacional na quarta-feira "no pátio da Sorbonne". O Palácio do Eliseu indica que a Sorbonne é "o monumento simbólico do espírito do Iluminismo e da influência cultural, literária e educacional da França". Uma forma de o governo se vincular ideologicamente a uma história passada e defender o universalismo contra o obscurantismo religioso.

Embora o anúncio do toque de recolher tenha expressado abertamente o fracasso da estratégia sanitária do governo, este é um momento oportuno. Em consonância com a lei do separatismo, o governo joga com o efeito do medo ao tomar emprestado, etapa por etapa, o programa da extrema direita, exigindo uma "legislação de guerra", que não sabemos o que é, tanto que o executivo já está afundando em uma escalada autoritária, por meio de toques de recolher, operações policiais e o fechamento da mesquita Pantin. A aposta do governo é, portanto, cortar a grama de toda a oposição política que foi contra o toque de recolher.

Nesse contexto, o funcionamento do sindicato nacional, junto à esquerda institucional e as lideranças sindicais, não deve apenas se posicionar contrariamente à essa instrumentalização do governo, mas também contra sua escalada repressiva. De fato, existe uma ligação entre a ofensiva islamofóbica e o toque de recolher, que mais parece uma medida policial do que um "confinamento noturno" para fins sanitários.

Embora o governo pretenda aproveitar esta ofensiva islamofóbica em larga escala para endurecer o reforço repressivo operado pelo toque de recolher, é mais do que necessário recusar qualquer operação de "união nacional" que visa, em última instância, desarmar os trabalhadores e a juventude. Cabe a todas as organizações políticas e sindicais, que se dizem parte do movimento social, denunciarem veementemente este salto repressivo que se materializa em várias áreas, desde as medidas islamofóbicas aos atentados aos direitos democráticos.




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias