Logo Ideias de Esquerda

Logo La Izquierda Diario

SEMANÁRIO

João José Reis: "A greve dos ganhadores parou por mais de uma semana setores importantes da economia capitalista global em 1857"

Entrevista com Marcello Pablito

João José Reis: "A greve dos ganhadores parou por mais de uma semana setores importantes da economia capitalista global em 1857"

Entrevista com Marcello Pablito

Inaugurando o novo quadro do Esquerda em Debate - Diálogos da luta negra, com Marcello Pablito, dirigente do Movimento Revolucionário de Trabalhadores (MRT) e um dos organizadores do livro A revolução e o negro, publicado pelas Edições Iskra. Neste novo quadro serão entrevistados intelectuais, ativistas e militantes da esquerda que são referência nos debates teóricos, políticos e práticos da luta negra no Brasil e no mundo. O entrevistado desta semana foi João José Reis, historiador e professor doutor da UFBA, especialista no tema da escravidão e da resistencia negra dos escravizados.

O debate se iniciou com a exposição do professor sobre sua visão em relação a identidade étnica negra, que tem sido parte de processos importantes da luta de classes internacionalmente, com os processos de luta e revolta escrava no Brasil e o sentido de continuidade deste processo na política brasileira atual. foi falado sobre como na Bahia em particular este processo de identidade étnica foi especialmente importante, com exemplos de revoltas como a revolta dos Malês de 1835 e na greve dos ganhadores de 1857.

Foi comentado sobre a questão dos cantos de trabalho, que funcionavam como uma espécie de célula de subversão dos negros escravizados e que foi elemento presente desde a primeira revolta em diante. E também sobre o impacto da revolução haitiana no brasil e como o medo da burguesia escravista levou a formação de instituições repressoras de Estado que perduram até os dias de hoje, mantendo negras e negros sob constante repressão e opressão. Por fim foi comentado sobre a relação entre o racismo e o trabalho precário na atualidade, em especial as novas formas de exploração como o trabalho de aplicativos, mas também a terceirização.


veja todos os artigos desta edição
CATEGORÍAS

[identidade negra]   /   [Escravidão ]   /   [negras e negros]   /   [Questão Negra]   /   [Terceirização]   /   [Racismo]

Entrevista com Marcello Pablito

Comentários