×

Lançamento | Leia na íntegra a apresentação de Plínio de Arruda Sampaio Jr ao livro Esquerda em Debate

As Edições Iskra, em parceria com o Esquerda Diário, apresentam o novo lançamento Esquerda em Debate, uma compilação de entrevistas com os debates e polêmicas na esquerda que marcaram a transição do governo Bolsonaro ao novo governo Lula-Alckmin. Leia a apresentação escrita por Plínio de Arruda Sampaio Jr., professor aposentado do Instituto de Economia da Unicamp e editor do site ContraPoder.

terça-feira 31 de janeiro de 2023 | Edição do dia

O lançamento acontece neste mês de fevereiro e estará disponível para compra a partir de 03/02 em www.iskra.com.br ou aqui, na versão e-book.

Apresentação

Esquerda em Debate reúne entrevistas feitas pelo portal Esquerda Diário com lideranças sociais, quadros políticos e intelectuais sobre os dilemas da luta pelo socialismo no Brasil. Organizado em plena campanha eleitoral, que polarizou o país entre Lula e Bolsonaro, o livro apresenta, em linguagem coloquial, uma didática introdução ao pensamento de diferentes espectros da esquerda contra a ordem sobre os desafios do momento. Tratando de um amplo leque de questões, as entrevistas conduzidas por Diana Assunção discutem os problemas mais candentes da vida nacional e as tarefas teóricas, práticas e organizacionais que devem ser enfrentadas.

A iniciativa de abrir um debate franco entre forças políticas que não se renderam à miséria do possível não poderia ser mais oportuna. Ao exacerbar a contradição entre o capital e o trabalho, o aprofundamento da crise capitalista acirra a luta de classes. Movida pela necessidade de recrudescer os mecanismos de exploração do trabalho e pelo instinto de sobrevivência política, a burguesia organiza uma ofensiva avassaladora em escala global contra os direitos dos trabalhadores, as políticas sociais e o meio ambiente. Acumulação de capital e barbárie retroalimentam-se inextricavelmente, impondo ao capital a necessidade de organizar uma contrarrevolução preventiva em escala global que garanta a continuidade indefinida do capitalismo do caos.

Nas formações sociais de origem colonial, que permanecem presas às teias do subdesenvolvimento e da dependência, como é o caso evidente do Brasil, a barbárie capitalista assume a forma de um processo de reversão neocolonial, cuja essência consiste no rebaixamento progressivo do nível tradicional de vida dos trabalhadores e na galopante devastação da natureza. O caráter particularmente perverso do padrão de acumulação liberal-periférico solapa qualquer possibilidade de um padrão de dominação burguesa com algum conteúdo democrático e republicano. É o que condiciona, em última instância, a crise terminal da Nova República e suas consequências nefastas sobre a vida nacional – uma das questões discutidas no livro.

No momento em que os trabalhadores, traumatizados pela ameaça de uma crise civilizatória que coloca em questão a própria sobrevivência do Brasil como sociedade nacional, deparam-se com a chegada de um governo de salvação nacional, que procura soluções formais para problemas reais, as entrevistas realizadas por Diana Assunção ao longo de 2022 resgatam a importância da perspectiva de classe, fundada na tradição do marxismo revolucionário. É esse o único antídoto à ideologia do fim da história que reduz a política à administração da barbárie e limita as alternativas da sociedade ao horizonte claustrofóbico da escolha do “menos pior”.
Dirigido à militância socialista convencida da urgência de se ir além do capital, Esquerda em Debate é um convite ao diálogo entre os revolucionários brasileiros. Trata-se de uma iniciativa auspiciosa para que a esquerda contra a ordem saia da estaca zero e dê início a um processo de reorganização que, combinando luta e crítica, abra novos horizontes para a classe trabalhadora.

Plínio de Arruda Sampaio Jr.

Leia também: Livro Esquerda em Debate, novo lançamento do Esquerda Diário e das Edições Iskra




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias