×

Aconteceu neste sábado o velório e enterro de Lorenna Muniz, no município de Paulista, estado de Pernambuco.

segunda-feira 1º de março de 2021 | Edição do dia

Lorenna, uma mulher trans, teve sua vida ceifada por causa da ganância capitalista. Assim como tantas outras mulheres trans e travestis, sonhava com que seu corpo expressasse sua identidade e viajou para São Paulo para realizar a almejada cirurgia de implante de próteses mamárias. No dia 17 de fevereiro, quando Lorenna já estava sedada para realizar o procedimento, um incêndio causou a evacuação da clínica e Lorenna foi esquecida sedada. Chegou a ser levada para o hospital das clínicas em São Paulo, mas não resistiu e veio a falecer na madrugada de domingo, 21 de fevereiro. Segundo reportagem da GloboNews, funcionários da clínica chegaram a tentar resgatar Lorenna, mas foram orientados pela polícia a aguardarem a chegada do corpo de bombeiros.

Estivemos desde o Esquerda Diário neste sábado acompanhando o velório e enterro junto a seus amigos e familiares e colocamos o Esquerda Diário a disposição de seus entes queridos em sua luta por justiça, que entendemos como uma luta coletiva dos setores oprimidos e da classe trabalhadora, pois o que ocorreu com Lorenna é expressão da crueldade a que estão submetidas as mulheres trans e travestis em um sistema que utiliza das opressões para determinar que uma vida vale menos que outras. O sonho de construir e mandarmos no nosso próprio corpo é inegociável e o capitalismo nos rouba ele todos os dias.

Por Lorenna e todas as pessoas trans que têm o direito sim construir suas identidades, nossa luta por um SUS 100% estatal e gerido pelas trabalhadoras e trabalhadores da saúde precisa estar a serviço também de um SUS de acolhimento para a construção de nossos corpos de acordo com nossa identidade, de forma gratuita e com segurança sanitária.

Para que nenhuma mulher trans ou travesti seja vítima da ganância capitalista por causa de um estado que lhes nega o direito mínimo de construir sua identidade, precisamos organizar nosso ódio contra esse sistema capitalista de miséria, que no Brasil é representado por Bolsonaro, Mourão e todos os golpistas do congresso nacional, dos partidos burgueses, da mídia golpista como a Rede Globo e o Supremo Tribunal Federal. Não podemos esquecer que todos estes setores estiveram de braços dados com Bolsonaro na hora de passar a PEC do teto dos gastos do Temer e as reformas anti operárias de Bolsonaro, como a da Previdência e agora querem impor a administrativa que sabemos que recaem sobre as costas do povo oprimido e trabalhador.

Transformemos nosso luto em luta contra esse sistema! Vidas Trans importam! Lorenna Muniz Presente!




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias