Logo Ideias de Esquerda

Logo La Izquierda Diario

SEMANÁRIO

Mulheres, Revolução e Socialismo – Novo curso no Campus Virtual

Natália Angyalossy

Mulheres, Revolução e Socialismo – Novo curso no Campus Virtual

Natália Angyalossy

Começou, no dia 11 de março, o curso virtual e gratuito Mulheres, Revolução e Socialismo, que tem como principal bibliografia o livro homônimo lançado pelas Edições Iskra em 2023.

O curso abarcará o conjunto das principais lições que podemos extrair de alguns dos 29 textos contidos no livro. São textos do Karl Marx, Friedrich Engels, Eleanor Marx, Clara Zetkin, Rosa Luxemburgo, Alexandra Kollontai, Inessa Armand, Vladimir Lênin e Leon Trótski, um compilado que abarca a luta pela emancipação das mulheres de uma perspectiva socialista, em mais de um século de história. Tais textos trazem perspectiva da combinação entre a luta contra a opressão e a luta contra a exploração capitalista e é uma grande contribuição para a atualidade porque encontramos ali fundamentos teóricos e práticos, em base a experiência histórica da classe trabalhadora para mostrar que não há outro caminho que não seja a luta revolucionária e socialista.

Os textos vão desde a publicação do Manifesto Comunista de Marx e Engels em 1848, a fundação da Associação Internacional dos Trabalhadores (I Internacional) em 1864 e da Comuna de Paris em 1871, passando pelas Conferências das Mulheres Socialistas, antes e durante a Primeira Guerra Mundial, até a grande experiência histórica da Revolução Russa de 1917, a fundação da Terceira Internacional e a posterior burocratização stalinista.

Vamos abranger uma longa tradição internacionalista e revolucionária pela emancipação da mulher, abordar os grandes acontecimentos da luta de classes – desde a Primavera dos Povos e a Comuna de Paris até eventos que marcaram a história do século XX, como a Revolução Russa, onde essas grandes revolucionárias e revolucionários participaram ativamente da luta pela emancipação da mulher a partir de uma perspectiva socialista, deixando uma obra que continua com toda força sendo referência nos debates sobre classe e gênero e propõe caminhos para acabar com o capitalismo patriarcal, socializar o trabalho doméstico e acabar com a exploração e todas as opressões, lutando por um mundo livre de qualquer amarra, lutando pelo comunismo.

Para revolucionar o mundo e transformar a vida, aflorar as capacidades criativas da educação e da cultura e construir novas relações entre as pessoas. Se o capitalismo só tem a oferecer miséria, precariedade, guerras, crise climática e violência contra as mulheres, as elaborações desses revolucionários que vamos tratar ao longo das quatro aulas do curso podem ser uma fonte de inspiração para quem busca uma alternativa, buscando ligar as múltiplas batalhas cotidianas pelos direitos das mulheres e da classe trabalhadora, que inclui milhões de mulheres, com a luta contra o capitalismo e por uma nova sociedade.

Serão aulas que buscam apresentar as contribuições dos principais revolucionários do século XX para fortalecer a perspectiva do feminismo socialista em debate com as diversas vertentes do feminismo atualmente. Um curso para ser uma arma frente aos desafios atuais de construir um feminismo da classe trabalhadora, da diversidade, antirracista e anti-imperialista.

A primeira aula, Trabalhadoras do Mundo, unidas - A batalha de Marx e Engels na luta contra a opressão às mulheres, ministrada por Natália Angyalossy, foi realizada no dia 11 de março e buscou dar conta os anos iniciais que mencionamos acima, com escritos de Marx e Engels, em que ambos retomam dos socialistas utópicos a ideia de que não há liberdade em uma sociedade se não há liberdade para as mulheres. Ligam isso à luta pelo comunismo, mostrando a importância da luta pelos direitos das mulheres e o choque das ideias nas fileiras dos trabalhadores, organizações políticas e intelectuais. Buscamos mostrar como a perspectiva de Marx e do Engels sempre foi a da emancipação da humanidade e sempre estiveram à altura da luta contra a opressão às mulheres nas inúmeras batalhas que travaram. A aula está disponível aqui.

A segunda aula, Mulheres e Socialismo no início do século XX: organização para revolucionar o mundo, será ministrada por Flávia Telles, no dia 18 de março às 19h. Abarcará o período desde o final do século XIX até a Primeira Guerra Mundial. Um período em que crises, guerras e também revoluções irromperam no palco histórico e que conta com o salto na organização das mulheres e trabalhadores no período da Segunda Internacional, destacando as batalhas políticas de Clara Zetkin e Rosa Luxemburgo contra o reformismo, que também atravessou o movimento de mulheres socialdemocrata, a luta contra a guerra imperialista e as conferências internacionalistas.

Na terceira aula, A maior experiência de emancipação feminina: lições da Revolução Russa, será a vez da Virgínia Guitzel e abarcará a perspectiva da emancipação das mulheres na Revolução Russa de 1917, em especial todas transformações que estavam colocadas a partir do que foi a revolução de maior magnitude que já houve na nossa história, os pilares do programa dos bolcheviques para a questão da mulher, as conquistas que colocaram no imaginário de milhões todas as potencialidades emancipatórias do socialismo. A aula também entrará no que foi o profundo retrocesso de todas essas conquistas com o stalinismo e seu “Termidor no lar”, como disse Trótski.

A quarta aula, 100 anos sem Lênin: a importância do seu legado revolucionário para a luta das mulheres, será ministrada pela Odete Assis. Com o centenário da morte de Lênin neste ano de 2024, a aula vai recuperar seu legado na luta das mulheres. Esse grande revolucionário que sempre travou um combate implacável contra a prisão do trabalho doméstico, defendeu a importância da organização das mulheres nos partidos comunistas, mas também como era essencial que elas dirigissem o Estado operário, pois sem as mulheres era impossível construir o socialismo.

Se inscreva no Campus Virtual para ter acesso à bibliografia e acompanhe pelo YouTube do Esquerda Diário!


veja todos os artigos desta edição
CATEGORÍAS

[Feminismo Socialista]   /   [Campus Virtual]   /   [Socialismo]   /   [Mulheres]   /   [Revolução]   /   [Marxismo]

Natália Angyalossy

Comentários