×

CAMPUS VIRTUAL | Novo curso do Campus Virtual aborda "Vida e pensamento de Leon Trótski"

As sessões serão ministradas ao vivo por Edison Urbano, editor do semanário Ideias de Esquerda, autor do livro “Brasil: ponto de mutação”, mestre em História Social pela PUC-SP e estudioso da obra de Trótski há mais de 15 anos.

quinta-feira 4 de junho de 2020 | Edição do dia

Nesse curso introdutório à vida e ao pensamento de Leon Trótski, iremos repassar alguns dos pontos altos das quatro décadas de sua contribuição revolucionária à causa da emancipação dos trabalhadores de todo o mundo.

Ao lado de Lênin, Trótski foi indiscutivelmente um dos principais dirigentes da Revolução Russa de 1917, a maior conquista da classe trabalhadora mundial no caminho para a superação definitiva do capitalismo e, com ele, de todas as sociedades de classes, baseadas na exploração e opressão.

Após a morte de Lênin, coube a Trótski a tarefa de continuar o legado do marxismo revolucionário, contra as deformações stalinistas dentro da URSS e contra as traições dos PCs tutelados por Moscou em escala internacional.

O nome de Trótski, como dirigente principal da Oposição de Esquerda e, mais tarde, fundador da IV Internacional, se coloca legitimamente como o da continuidade do marxismo revolucionário, e conhecer sua obra é um ponto de apoio fundamental para encarar os desafios do presente.

Tendo visto e analisado processos tão distintos como a ascensão de Hitler na Alemanha, a revolução e guerra civil espanhola, a organização dos negros nos EUA, a luta anticolonial na África e na Ásia, e o início da Segunda Guerra Mundial, até ser brutalmente assassinado por um agente stalinista em 1940 no México, a contribuição de Trótski é decisiva para pensarmos uma estratégia internacionalista para o século 21.

Vivemos num momento em que a crise social e econômica gerada pelo capitalismo se espalha por todos os continentes, produzindo fenômenos políticos tão bizarros quanto Trump, Bolsonaro e a extrema direita europeia. Como entender a relação entre a luta negra nos EUA e a possibilidade de construir um verdadeiro partido revolucionário naquele país? Como responder à ascensão da ultradireita de Trump, Bolsonaro e congêneres, sem cair nos cantos de sereia da “frente ampla” e da conciliação com os opressores?

Como reconstruir o movimento revolucionário comunista em escala planetária, para dar uma resposta global à espiral de violência e destruição dos governos capitalistas?

Através da recuperação do pensamento de Trótski acreditamos estar mais fortalecidos para responder a essas e tantas outras perguntas que desafiam as trabalhadoras e trabalhadores, a juventude e os povos negros e imigrantes mundo afora. Pensando com nossas próprias cabeças, mas com a confiança de que a nossa saída para a crise atual será também um ponto de partida para a construção de um mundo novo, livre de toda opressão e violência.

O curso será organizado em quatro aulas:

  • 1a. sessão - Quinta-feira 11 de junho 19h: "O jovem Trótski e a revolução de 1905"
  • 2a. sessão - Quinta-feira 18 de junho 19h: "A Revolução de 1917 e a arte da insurreição"
  • 3a. sessão - Quinta-feira 25 de junho 19h: "A teoria da revolução permanente e o combate contra a degeneração stalinista"
  • 4a. sessão - Quinta-feira 2 de julho 19h: "Os processos revolucionários dos anos 1930 e a luta pela IV Internacional".

Acesse e inscreva-se no curso "Vida e pensamento de Leon Trótski" e no Campus Virtual clicando aqui.




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias