×

Urgente | Toda força à mobilização dos operadores de trem contra as punições no Metrô!

Na noite do dia 11, aproveitando o feriado, o Metrô começou a entregar uma quantidade enorme de punições com advertências contra os operadores de trem, começando pela Linha 2 - Verde, numa clara retaliação à greve do dia 3

quinta-feira 12 de outubro de 2023 | Edição do dia

Na noite do dia 11, aproveitando o feriado, o Metrô começou a entregar uma quantidade enorme de punições com advertências contra os operadores de trem, começando pela Linha 2 - Verde, numa clara retaliação à greve do dia 3. É uma repressão assumidamente antissindical e contra a luta: as punições são por terem participado de uma mobilização nas semanas antes da greve, de boicote ao treinamento das chefias e supervisores de outras áreas para operar trens no dia da greve, um método do Metrô de furar as greves, e que gera enorme risco para a população, fazendo os trens rodarem com operadores que não estão capacitados. Portanto, a mobilização dos operadores de trem foi em defesa de seu direito de greve, e também em defesa da segurança da população.

Agora, Tarcísio e o Metrô estão punindo os trabalhadores para tentar intimidar e coibir novas mobilizações, para no próximo período implementar o treinamento das chefias para operar os trens e furar as próximas greves, porque estão ao mesmo tempo avançando em ataques enormes contra os trabalhadores e a população: a terceirização do atendimento aos usuários nas estações, cujo pregão aconteceu nesta semana, e a terceirização da manutenção de trens da primeira das quatro linhas estatais, marcada para a semana que vem. Ataques que vão precarizar ainda mais o transporte, o atendimento à população, e causar mais falhas, como estamos vendo todos os dias nas Linhas 8 e 9 da CPTM com a ViaImobilidade.

Por isso, as operadoras e operadores de trem nesta manhã estão fazendo uma forte mobilização, auto-organizada pela base. Deram um aviso prévio à direção do Metrô, de que se as advertências não fossem retiradas, começaria uma paralisação. A direção do Metrô, que já começa a fazer demagogia dizendo que a mobilização prejudica o transporte da população, poderia ter simplesmente retirado as punições antes de a paralisação começar. Mas não fez isso. Chegam ao ridículo de dizer que “não tem como retirar as punições no feriado”. E foram eles que escolheram a noite da véspera de feriado para fazer isso. Por isso, a paralisação começou pela Linha 2 - Verde, onde os trabalhadores estão sendo punidos, mas já se estendeu para todas as linhas do Metrô estatal. O Metrô começou tentando esconder da população o motivo de os trens estarem parados nas plataformas, falando mentiras nas estações e na imprensa, mas já não consegue. Está tentando operar trens com supervisores sem treinamento, que estão recebendo pelo rádio instruções de como operar um trem, uma prática totalmente ilegal e insegura que coloca a população em risco.

Quem está defendendo a população são os trabalhadores com a mobilização! Numa impressionante demonstração de disposição de luta contra a repressão, a terceirização, e a precarização do transporte!

Nós do Nossa Classe, minoria da diretoria do Sindicato dos Metroviários, viemos apontando: a disposição de luta na base é enorme, o sindicato precisa impulsioná-la, preparando uma nova greve, junto à população, para reverter os ataques! A paralisação mostra esse caminho, é assim que poderemos reverter as punições, e também as terceirizações, e barrar as privatizações.

Toda força à mobilização dos operadores de trem! Que o Metrô retire imediatamente todas as punições!




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias