×

Crítica de cinema | Um Napoleão que não faz política? Sobre o filme de Ridley Scott

O Napoleão de Ridley Scott é um homem contemplativo que, afeito ao campo militar e perturbado pelas relações amorosas, enxerga a política como um falatório de homens presunçosos que, não obstante, são úteis enquanto lhe fornecerão meios de ascensão social.

terça-feira 5 de dezembro de 2023 | Edição do dia

Publicado originalmente no site Café História.

As representações cinematográficas sobre Napoleão Bonaparte são tão antigas quanto o próprio cinema. Em 1897, dois anos após a invenção do cinematógrafo, os irmãos Lumière, em Lyon, exibiram uma série de filmes históricos, o que incluía uma produção sobre o encontro entre Napoleão e o Papa. A projeção durou 49 segundos e foi realizada por Georges Hatot e Gaston Breteau. A cena fundamenta-se no relato de Alfred de Vigny, Servitude et grandeur Militaires, de 1835, e reaparecerá nos filmes clássicos de Abel Gance (1926) e Sacha Guitry (1955).

De início a fim, o Napoleão de 1897 é um indivíduo radicalmente político: sua entrada em cena invoca sua autoridade e liderança nas negociações com o papado; sua fúria é despertada pela falta de atenção do papa em relação às manobras napoleônicas; sua saída é motivada pela recusa insistente do papa em atender sua solicitação. Enraivecido, o Imperador Corso descarta o papel que desejava que ele assinasse e sai de cena. As duas figuras contrastam o poder político e o poder religioso de forma tão bela que nos remetem a uma célebre passagem de Victor Hugo em Hernani (1830), na qual o papa e o imperador são descritos como “as duas metades de Deus.”

Na outra ponta, contra os 49 segundos dos irmãos Lumière, o filme de Ridley Socott, Napoleão, conta com 2 horas e 38 minutos – quase a mesma duração da coroação de Bonaparte em Notre-Dame, 1804, que se estendeu por três horas. A diferença entre os dois filmes, contudo, não se limita a duração ou ao ano de lançamento.

LEIA A CRÍTICA COMPLETA AQUI

Sobre o autor:
Daniel Gomes de Carvalho
Professor de História Moderna no Departamento de História da Universidade de Sao Paulo (USP). Professor do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade de Brasília (UnB). Doutor em História Social pela Universidade de São Paulo (USP). Podcaster no História Pirata. Autor de "Revolução Francesa" (Contexto, 2022).




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias