×

Debates na academia | V Semana de Geografia da UFF-Niterói terá como tema “Geografias Contemporâneas: o olhar da Geografia sobre os novos paradigmas”

Do dia 16 ao dia 20 de outubro, o curso de Geografia da UFF fará atividades como mesas, oficinas, minicursos e apresentações de trabalhos. Serão debatidos temas como a obra de Carlos Walter Porto-Gonçalves, assim como uma homenagem por seu recente falecimento, além de mesas sobre o Novo Ensino Médio e a precarização do trabalho, geotecnologias e geoprocessamento, entre outros temas.

Calvin de OliveiraEstudante de Geografia da UFF - Niterói

quarta-feira 11 de outubro de 2023 | Edição do dia

A V Semana Acadêmica de Geografia da UFF-Niterói, que terá como tema “Geografias Contemporâneas: o olhar da Geografia sobre os novos paradigmas”, será realizada nos bloco O e P do campus da Praia Vermelha - Niterói da Universidade Federal Fluminense, entre os dia 16 a 20 de outubro.

A semana organizada por estudantes do curso, terá como programação de mesas à serem realizadas no Auditório Marcos Gorini (Instituto de Geociências - Bloco P - 3° andar), as seguintes:

“As Amazônias a partir de uma perspectiva de Carlos Walter Porto-Gonçalves”
Com a participação de Valter Cruz (UFF), Lício Caetano (UFRJ) e Eliane Catarino (UFF), no dia 16/10(segunda-feira) às 10h.

“O novo ensino médio e a precarização do trabalho”
Com a participação de Amélia Bezerra (UFF), Carolina Cacau (UERJ/Pão e Rosas/Esquerda Diário), Flávia Martins (UFF) e Thiago Coqueiro (SEPE/PCB), no dia 18/10(quarta-feira) às 19h.

“Como a Geoinformação e as Geotecnologias estão mudando a forma de se fazer Geografia”
Com a participação de Carla Madureira (UFRJ), Daniel Sanfelici (UFF) e Thais Baptista (UFF), dia 19/10(quinta-feira) às 19h.

Todas as mesas serão presenciais.

O evento também contará com oficinas e minicursos como:

“Do associativismo à financeirização: previdência privada e fundos de pensão no território brasileiro” por Caio Zarino(USP/UFF) dia 16/10(segunda-feira) das 18h às 20h na sala 203 do Bloco P, Instituto de Geociências.

“É possível utilizar uma metodologia alternativa através de tintas ecológicas na Geografia Física?” por Heloísa dos Santos Barbosa e Sarah Lawall dia 17/10(terça-feira) das 9h às 11h30 na sala 307 do Bloco P, Instituto de Geociências.

“Uma introdução ao Geoprocessamento” por Jacqueline Ferreira e Andressa Bacha no dia 17/10(terça-feira) das 17h às 21h na sala 207 do Bloco O, Instituto de Geociências.

“As lutas por justiça e memória a partir do movimento de mães e
familiares vítimas da violência no Estado nos territórios de favela”
por Rita Cardia(UERJ/Pão e Rosas/Esquerda Diário) e Ana Paula Oliveira(Movimento Mães de Manguinhos) no dia 18/10(quarta-feira) das 9h às 12h, na sala 307 do Bloco P, Instituto de Geociências.

“Oficina de Pesquisadores/as - Fabricando o Lattes!” por Bronzi Rocha no dia 19/10(quinta-feira) às 14h na sala 213 Bloco O, Instituto de Geociências

Convidamos a todes para estarem presentes em todas as atividades da semana acadêmica, as inscrições para as oficinas podem ser realizadas por este formulário. Mais informações estão disponíveis na pagína do Diretório Acadêmico.




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias