Logo Ideias de Esquerda

Logo La Izquierda Diario

SEMANÁRIO

“A direção majoritária do PSOL está rifando a independência desse partido”, diz Diego Vitello (CST-PSOL)

Diana Assunção

“A direção majoritária do PSOL está rifando a independência desse partido”, diz Diego Vitello (CST-PSOL)

Diana Assunção

Nesta terceira entrevista o "Esquerda em Debate" contou com a presença de Diego Vitello, diretor do sindicato dos metroviários de São Paulo e coordenador da Corrente Socialista dos Trabalhadores, a CST.

Imagem: @macacodosul

Esquerda em Debate é uma iniciativa do Esquerda Diário e do suplemento teórico Ideias de Esquerda para aprofundar o debate dos setores que se colocam criticamente a diluição, agora oficializada, do PSOL na chapa Lula-Alckmin e em Federação com a Rede Sustentabilidade de Marina Silva financiada pelo Itaú, pensando quais os caminhos e tarefas da esquerda hoje no Brasil.

Nesta terceira entrevista, Diego Vitello e Diana Assunção, começam pelo tema da crise pela qual passa o PSOL hoje, expondo o que há de comum em sua análise da conjuntura nacional, como a necessária crítica às burocracias sindicais, mas também os desacordos em relação as medidas organizativas a se tomar frente à diluição do PSOL na política petista e a federação com a Rede, debatendo o que seria na visão de cada um, uma política de independência de classe consequente.

Seguem debatendo quais seriem os pontos programáticos fundamentais para apresentar uma saída de classe para a crise econômica e política e a importância de usar as eleições para esse debate, nesse sentido apontam a importância do Polo Socialista e Revolucionário. Debatem as diferentes visões sobre o balanço da trajetória do PSOL, desde seu nascimento através da rutura com o PT, até este momento de diluição completa à política da direção petista, assim como o balanço histórico da atuação da esquerda no próprio PT. Debatem as diferentes visões sobre como o exemplo da FIT-U na Argentina pode apontar qual seria o caminho correto para a construção de uma organização com independência de classe, assim como as diferentes formas de ver a tática da Fração Trotskista no NPA francês.

A entrevista termina ressaltando a importância dessa iniciativa de debates profundos na esquerda,assim como atuação comum nas lutas, para encarar esse novo momento de reorganização que tende a vir ao longo e pós-eleições.

Veja aqui


veja todos os artigos desta edição
CATEGORÍAS

[Esquerda em debate]   /   [Federação PSOL-REDE]   /   [Corrente Socialista das e dos Trabalhadores CST-Peru]   /   [FIT-U]   /   [NPA]   /   [PTS na FIT]   /   [PSOL]   /   [Debates na esquerda]

Diana Assunção

São Paulo | @dianaassuncaoED
Comentários