×

Eleições presidenciais | A surpresa dos "moderados" nas eleições primárias do Chile

Neste domingo, as eleições primárias foram realizadas para definir os candidatos para as eleições presidenciais no Chile. Com uma alta participação, os votos deram como vencedor Gabriel Boric, da Frente Ampla, o vencedor das primárias de Apruebo dignidad, com 60,43% dos votos sobre o candidato do Partido Comunista. Enquanto isso, o candidato Sebastián

segunda-feira 19 de julho de 2021 | Edição do dia

As eleições primárias de domingo no Chile terminaram com uma surpresa. As coalizões da esquerda institucional, "Apruebo dignidad" (Eu aprovo a dignidade), e da direita, "Chile Vamos", escolheram seus candidatos para as eleições presidenciais, em uma votação que superou a registrada para a Convenção Constituinte em ambas as áreas.

Nas primárias do "Apruebo dignidad", formado pelo Partido Comunista (PC) e pela Frente Amplia (FA), Gabriel Boric desta última ganhou por 20 pontos sobre Daniel Jadue do Partido Comunista (60,43% contra 39,6%).

Para o Partido Comunista, o custo da moderação, tanto em sua vontade de mobilização quanto no desenvolvimento de seu programa - que não toca nas bases do Chile dos últimos 30 anos - significou "deixar o campo aberto" para um fortalecimento de posições que tendem ao centro, como a de Boric.

Pode te interessar: Quem é Gabriel Boric? O candidato moderado à esquerda representante do desvio da rebelião no Chile

Nas eleições internas da direita, Joaquin Lavin, o candidato que no papel parecia ser o mais forte, obteve 31,30% dos votos, perdendo para Sebastian Sichel, que obteve 49,08% dos votos.

Embora seja verdade que a votação implica um voto de punição para os partidos tradicionais de direita, como a Renovación Nacional ou a UDI, na realidade a vitória de Sichel significa o avanço do grande capital, que conseguiu inserir seu candidato e herdeiro mais próximo ao legado de Piñera e Larroulet na corrida presidencial.

No geral, estas eleições continuam mostrando uma fraqueza estrutural da direita, com quase 400.000 eleitores a menos do que nas primárias da FA-PC.

É certo que este processo eleitoral presidencial conseguiu trazer estabilidade ao regime político e desviar parte da força desencadeada pela revolta de 2019 para a institucionalidade: as exigências feitas naquela época ainda não foram resolvidas, o que mantém milhares de pessoas na expectativa, com grandes ilusões de mudança, que inevitavelmente colidirão com a impotência dos programas dos candidatos que hoje triunfaram.

Mas sem dúvida, o maior problema que se abre hoje para a esquerda nesta votação é a confirmação por parte do "Apruebo Dignidad" de um programa que se baseia em impostos mais altos e no endividamento do país, sem visar o fim da pilhagem dos recursos naturais, deixando de lado a nacionalização do cobre, da água e do lítio e as principais empresas estratégicas.

Eles procuram reduzir seu programa a medidas que possam ser assimiladas pelas antigas partes da Concertación, que governou o Chile após a ditadura. Eles continuarão a buscar alianças com o Partido Socialista Neoliberal de Lagos e Bachelet.

É por isso que, na ausência de um programa de ruptura com o capitalismo nestas eleições, há uma necessidade urgente de levantar uma frente anticapitalista, independente de qualquer setor empresarial, que não se limite a um acordo eleitoral, mas procure discutir um programa de intervenção conjunta nas ruas, sindicatos e bairros populares, bem como nas eleições.




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias