×

Solidariedade Internacional | Chamamos o DCE, CA’s e estudantes da UnB a se solidarizarem com as mobilizações no Peru

Milhões de trabalhadores, camponeses, povos originários e estudantes estão tomando as ruas do Peru contra o governo golpista e assassino de Dina Boluarte, enfrentando a duríssima repressão estatal que já deixou ao menos 60 mortos. Essa mobilização é uma inspiração para nós no Brasil e chamamos todas as entidades e estudantes da UnB a prestar sua solidariedade internacional.

sexta-feira 3 de fevereiro de 2023 | Edição do dia

Desde dezembro estão acontecendo mobilizações massivas no Peru, com milhões de trabalhadores, camponeses, indígenas e estudantes que tomam o país contra o governo golpista e assassino de Dina Boluarte responsável por ao menos 60 mortes, se enfrentando com a duríssima repressão estatal que conta com o apoio do Congresso e da imprensa oficial, e que também contou com o envio de bombas de gás e munições pelo governo Lula que reconheceu o governo golpista.

Sabemos bem o que significa a extrema-direita nefasta no poder e devemos nos unir ao grito do povo peruano exigindo a punição dos responsáveis por todas as mortes daqueles que se levantaram contra o golpe e a soltura dos presos políticos.

Um exemplo emblemático em meio as mobilizações foi o papel muito importante que os estudantes da universidade Nacional Maior de São Marcos fizeram ao acolher manifestantes que chegavam de todo o país para a capital Lima e que não tinham onde dormir correndo risco de serem reprimidos e contaram com o espaço universitário para se abrigar.

O povo peruano nos mostra o caminho para lutarmos contra todos os ataques aos estudantes, trabalhadores, aos povos indígenas, para varrermos de vez a extrema-direita e seus efeitos nefastos em nossas vidas. São um exemplo de como exigir justiça pelo assassinato do povo Yanomami e também de Janaína vítima da violência machista.

Por isso fazemos um chamado ao DCE, CA’s e todos os estudantes da UnB a se solidarizarem e prestarem seu apoio à luta dos trabalhadores e do povo pobre do Peru contra a extrema direita e os golpistas.




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias