Logo Ideias de Esquerda

Logo La Izquierda Diario

SEMANÁRIO

Da revolta à Kast: o que aconteceu no Chile? O que fazer agora?

Pablo Torres

Da revolta à Kast: o que aconteceu no Chile? O que fazer agora?

Pablo Torres

A notícia das eleições foi o triunfo de José Antonio Kast da ultra-direita no primeiro turno presidencial, com sua maior força no sul do país, a 2 pontos acima de Gabriel Boric, do Apruebo Dignidad, que venceu na capital e no centro do país. Ambos passaram ao segundo turno em 19 de Dezembro, na disputa mais polarizada desde a transição. Os candidatos dos velhos partidos dos 30 anos, Chile Vamos e Concertación, saíram derrotados e o populista de direita Franco Parisi foi a surpresa, em terceiro lugar com 13% dos votos, com destaque no norte. A elevada abstenção (53% dos votantes) continua a ser uma das expressões da crise orgânica que o país vive. O parlamento foi reconfigurado, com a direita assegurando metade do Senado, o que será um bloqueio a mudanças fundamentais, deixando os mercados tranquilos. A Câmara dos Deputados foi reconfigurada em uma espécie de “três terços” empatados (sem nenhuma força com quorum próprio para reformas chaves), com uma polarização política inicial.

Esses resultados abriram importantes discussões na esquerda e em setores operários, jovens e populares. Como enfrentar a extrema direita de Kast é uma delas. Também tem surgido um forte sentimento de ir pelo "mal menor". Nesta nota, buscamos desenvolver como chegamos até aqui e como lutar por uma alternativa consequente para enfrentar Kast. Hoje as alternativas são ou um fascista como Kast ou aquele que acaba propondo uma cópia do regime contra o qual milhões de nós nos levantamos. O que aconteceu?

Como passamos da revolta a Kast?

Há preocupação de que Kast ganhe a presidência em 19 de dezembro. Tem a maior probabilidade e é apoiado pela direita e agora pela maioria da grande burguesia. No entanto, a eleição está em curso. O eleitorado de Parisi é difuso e a participação eleitoral ainda está a se ver. Mas os resultados das eleições mostram que houve um deslocamento para a direita no clima e na situação política nacional, com muitos limites e contradições.

Como isso aconteceu? Como passamos a Kast depois de uma rebelião popular, com mobilizações, protestos e as maiores greves em décadas, que estiveram a ponto de tirar Piñera do poder e questionou o Chile neoliberal?

Os grandes grupos econômicos, o governo e a grande mídia fizeram uma campanha de terror contra a desordem pública, suposto aumento da insegurança e da criminalidade, vinculando isso ao protesto social, “narcoterrorismo” no sul vinculando ao povo mapuche, “imigração descontrolada” para insuflar o ódio xenófobo e racista. O senso comum que cria a "opinião pública" nunca é espontâneo, mas dirigido.

Mas esse deslocamento da agenda das “mudanças” - saúde, previdência, educação, salário, moradia - para o discurso da “ordem”, passou por um processo que abriu condições a essa operação. A “reação” a uma revolta - Kast - para fechar a etapa aberta por ela (derrotá-la) não é natural, assim como Kast ainda não tem garantido que imporá seu programa. Havia condições sociais, econômicas e políticas e lutas políticas abertas. Que papel e responsabilidade tiveram os partidos –especialmente aqueles que têm peso de direção - e a esquerda é uma parte fundamental dessa equação.

Como explicar esse deslocamento à direita? A revolta foi desviada para o que eles chamaram de "saída institucional". A rebelião colocou Piñera e o regime de transição contra a parede, mas não o derrubou. Nos “dias decisivos” após a paralisação nacional de 12 de novembro de 2019, o ponto culminante da rebelião, para desviar esse processo e tirar as ruas de cena, foi forjado entre quatro paredes, no reacionário Congresso Nacional, o “Acordo de Paz", assinado por desde a UDI pinochetista à Frente Ampla. Não foi um "triunfo" da mobilização como a narrativa da esquerda institucional construiu, mas um "desvio" dela. Gabriel Boric foi a peça-chave desse acordo, até mesmo contra seu próprio partido, que mais tarde legitimou sua ação.

Sem entrar diretamente no acordo, o PC, a partir das burocracias sindicais em conjunto com a FA - na CUT, Colegio de Profesores ou No Más AFP - desmobilizou (antes, abandonaram o programa de fora Piñera e Assembleia Constituinte) e estabeleceram de fato uma "trégua" com o governo e eles foram para seus gabinetes confortáveis ​​até hoje. A "oposição" no parlamento rejeitou a primeira acusação constitucional e, enquanto consolidavam o desvio, a FA votou a favor de legislar a lei "anti-protestos" que deu a Piñera novos instrumentos para a perseguição e criminalização do protesto social de bandeja. Ao mesmo tempo, os políticos, policiais e militares selaram a sua impunidade.

Em pleno desvio e desmobilização da grande maioria social, enquanto uma grande mas minoritária franja dentro da sociedade permanecia mobilizada (entre outros, pela liberdade dos presos políticos da revolta), ocorreu a pandemia e Piñera pôde impor medidas a favor dos grandes empresas enquanto brincavam com a vida da população. Milhões ficaram sem renda, outros perderam seus empregos ou foram "suspensos" vivendo do fundo de desemprego, centenas de milhares de autônomos arruinados enquanto o dinheiro do "autônomo" Banco Central ia para o "mercado". As grandes maiorias sobreviveram “se virando”, contando com as famílias. O papel da "oposição" foi o de comparsa de Piñera e seus ministros. Não só votaram leis que atacavam o trabalho (lei de suspensão), mas sua pressão "institucional" não desempenhou nenhum papel na luta para que os trabalhadores e o povo não pagassem pela crise enquanto os ricos enriqueciam mais. O que levou a AFP a se retirar do parlamento para resistir à crise foi a revolta e os protestos populares e é o único motivo que desencadeou a ajuda do IFE ampliado neste ano, apenas acima da linha da pobreza, e que agora chega ao fim.

As eleições para a Convenção Constitucional em maio de 2021 resultaram em um terremoto político. A irrupção dos "independentes" foi a notícia; a direita não obteve o "terço" que fora seu símbolo no acordo de paz (a regra dos dois terços para aprovar a nova constituição) e ficou em minoria; o antigo arranjo desmoronou, e o surgimento da Lista del Pueblo, “movimentos sociais” e povos indígenas (muitos de todo esse setor que haviam rechaçado o acordo de paz de 15 de novembro de 2019), junto com o triunfo da Frente Ampla e do PC (Apruebo Dignidad) concedeu a esse amplo setor uma maioria “simples” inesperada antes da eleição. A Frente Ampla rapidamente conquistou a mesa executiva e nas primeiras semanas as ilusões populares aumentaram, e o símbolo de uma mulher mapuche - de centro-esquerda - ocupando a presidência da Convenção era a foto do país.

De imediato, a direita, os partidos do velho regime, os grandes meios de comunicação como El Mercurio, apoiados na "reforma constitucional de 27 de dezembro" (que sancionou no Congresso as normas constitucionais do Acordo de Paz) iniciaram uma campanha para "submeter" a Convenção a esse acordo completamente contra qualquer tipo de "soberania" que um grupo de convencionais tivesse declarado.

O que foi feito na Convenção? A FA estabeleceu alianças e acordos com partidos e "independentes" da centro-esquerda e também com a direita, até lhe deram uma "vice-presidência". A submissão às regras do acordo de paz veio sob o pretexto de uma declaração de apoio aos presos políticos afirmando que se submeteriam às regras impostas pelo parlamento, segundo as quais não poderiam tomar quaisquer medidas para resolver as questões sociais e políticas da rebelião. Os presos políticos da revolta e os processados ​​foram deixados à sua sorte e ao apoio das suas famílias e de milhares que continuam a sua luta; conheceram assassinatos –e execuções- de lutadores mapuche e continuam enfrentando uma militarização brutal em La Araucanía (apoiada por um Estado de exceção de Piñera com a aprovação da “oposição” no Congresso); e, como cereja do bolo, eles estabeleceram os “dois terços” tão queridos pelo pinochetismo contra a “maioria simples”, consagrando-o por “maioria simples”, uma ironia da história.

E o fim das AFPs? E salários e aposentadorias dignos? E saúde e educação pública, gratuita e de qualidade, do fim dos negócios privados enquanto milhões estão em listas de espera na saúde pública? E as reivindicações das mulheres, por seus direitos reprodutivos e sexuais? E o fim da repressão aos mapuche, a devolução de suas terras e seu direito à autodeterminação? Longe das urgências sociais e populares, a Convenção - controlada pelo Apruebo Dignidad e sem nenhum outro setor que as combatesse de forma consistente - não tomou e não tem tomado nenhuma medida audaciosa para resolver os problemas sociais das grande maiorias, nem em pensões, salários, saúde, educação, habitação, terra.

Somando as “fraudes” do que foi a Lista del Pueblo, não deve surpreender o rápido desgaste da Convenção, a decepção de amplos setores que viveram esse processo com ilusões ao serem chamados a se desmobilizar para esperar que da “via institucional” se resolveriam os problemas. Tudo isso foi desmoralizando os setores de massas, isolando os setores mais ativos. As assembleias foram se esvaindo, enquanto as panelas comuns nascidas no calor da crise geriam uma ampla solidariedade vinda de baixo. Nas lutas que aconteceram neste ano - pelos presos, greves trabalhistas, etc. - a FA e o PC as deixaram à própria sorte, sem promover campanhas, buscando massificar essas causas, coordená-las, uni-las. Tampouco diante da ofensiva contra o povo mapuche do sul, agora militarizado, houve campanha para rechaçá-la e buscaram alianças com a “oposição” votava que os Estados de Exceção de Piñera no sul. A linha de frente da saúde pública foi deixada a sua própria sorte, e assim resistiram ao opressor, à precariedade, e também lutaram. A luta pela retirada das aposentadorias, com a importante paralisação portuária, na medida em que nem sequer começou a ajuda social com quarentenas massivas, abriu o descontentamento, que deu início a essas medidas no Congresso, apesar da oposição patronal.

Na Convenção, os efeitos do "regulamento" levaram tudo para a velha lama parlamentar. Juntamente com o papel da "oposição" no Congresso e a total passividade da direção das grandes organizações sindicais, toda essa estratégia "institucional" permitiu um fortalecimento do velho regime e de suas instituições e, com base nisso, o avanço de Kast. hoje, prestes a chegar ao La Moneda e a tentar fazer avançar a sua agenda de reação contra o que significava a rebelião. As traições da FA na revolta e seu papel na Convenção foram o que abriu uma correlação de forças favorável ao avanço da extrema direita.

Outra decepção foi a Lista del Pueblo, que foi de questionar o acordo de paz com um discurso contra todos os partidos para acabar rapidamente dissolvida em meio a fraudes, escândalos e subordinação a todos os tempos e ritmos da "via institucional" que forjou o acordo de paz, e junto com os movimentos sociais, segurou toda mobilização para conseguir a "participação" baseada em puras regulações e manobras estéreis. Com o novo equilíbrio de forças no Congresso, todos dizem que os "plebiscitos decisórios" ficaram no papel.

Não é por acaso que Kast deixou de estar quase enterrado na revolta, sendo o sustentáculo de uma minoria do rechaço, para hoje aparecer como o principal concorrente ao La Moneda. A "reação" de outubro não caiu do céu.

Como enfrentar a ultra direita e os grandes empresários?

Kast é um fenômeno de ultradireita, que buscará fazer um governo reacionário e avançar contra o que significou a rebelião. Procurará atacar o movimento de trabalhadores e aposentados, dar mais poder às empresas e fazer um ajuste fiscal. Contra LGBTs e contra as mulheres. Ele buscará fortalecer a polícia e aplicar mais repressão contra aqueles que lutam. Contra o resistente povo Mapuche aplicando mais militarização que a de Piñera, pois lembremos que atualmente governa um "Estado de Exceção Constitucional" onde os militares têm poder de comando, aprovado duas vezes por Deputados e Senadores, partido no poder e "oposição". Kast tem como apoio o partido Republicano, que vem crescendo nos últimos anos e, principalmente, se fortalece no calor do desvio institucional e da pandemia, e que nesta eleição conquistou 15 deputados e 2 senadores. Entre eles, um “nacional-libertário” de extrema direita na Região Metropolitana que apontou a possibilidade de tirar o direito de voto das mulheres porque supostamente “votavam contra seus próprios interesses”. Os grandes empresários ficaram mais fortes - e ganharam mais dinheiro do que nunca durante a pandemia! - e vêm por mais ataques às nossas condições de vida. Esses ataques só podem ser interrompidos pela mais ampla organização e luta.

Como enfrentamos a ultradireita, a direita e as grandes empresas? Com a estratégia de esperar a via institucional, nos colocam em um impasse em que não conquistamos aquilo pelo qual lutamos e agora vemos as poucas conquistas e direitos ameaçados. Com que programa e métodos enfrentar Kast e tudo o que ele representa? Essa é a questão.

Poderemos enfrentá-los com a mais ampla unidade das fileiras dos trabalhadores, sindicatos, coordenadores e movimentos sociais, mulheres e LGBTs, organizações sociais e territoriais, famílias e organizações dos presos, Direitos Humanos, e desenvolver amplamente assembléias e comitês de luta , desenvolvendo a auto-organização democrática de base para defender todos os nossos direitos elementares e conquistar as demandas pelas quais milhões de nós saímos às ruas e ainda seguem mais vigentes do que nunca. Essa luta deve estar vinculada a um programa que, baseado na defesa dos direitos elementares, defenda salários e aposentadorias dignos que não sejam devorados pela inflação, contra a precarização do trabalho, por saúde e educação públicas, gratuitas e de qualidade, por moradia digna, por terra para o povo Mapuche.

Um programa e uma estratégia que coloque no centro as necessidades das grandes maiorias trabalhadoras e populares, não da agenda de "ordem" e "segurança" imposta pela direita e que o candidato Boric está assumindo hoje. Seu giro para o “centro” neste segundo turno não está sendo apenas ter políticas próprias de direita (mais policiais), mas até enterrando a luta pela liberdade dos presos, sem sequer citar a agenda de outubro. Essa virada para uma espécie de "Concertacionismo 2.0" faz o jogo da direita.

Nos útimos dias, vários setores expressaram sua rejeição a Kast. Trabalhadores portuários, o Colégio de Professores. Foram organizadas reuniões e assembleias de coordenadoras e organizações feministas, mulheres e dissidentes sexuais, assembleias de estudantes. Burocracias sindicais como a Federação dos Trabalhadores do Cobre - que não moveu um dedo na revolta - convocam votar em Boric para derrotar Kast, mas não convocam ou deliberam assembléias nas minas, nem um plano de luta ou ação. O mesmo vale para as burocracias da CUT, que permanecem em escandalosa trégua até agora e têm sido responsáveis ​​pela passividade e desmobilização que permitiram à direita reacionária levantar a cabeça depois de estarem no chão. Hoje eles não chamam para confrontar o a direita de Kast com auto-organização, assembléias deliberativas, um programa para as necessidades dos trabalhadores e populares e um plano de luta, mas sim "comandos para Boric" sem qualquer crítica a ele e sem luta ou organização.

É aí que entra a extorsão antidemocrática do “segundo turno”, pois se trata de um mecanismo do regime para obrigar a votar em dois candidatos sem considerar que a grande maioria do eleitorado não foi votar, pois essa maioria continua sendo a abstenção, no marco de um regime “presidencialista” imposto por Pinochet que nenhum setor tem questionado.

Apenas uma política independente da estratégia institucional de Boric e Apruebo Dignidad pode avançar consequentemente para enfrentar Kast e os que o sustentam.

É preciso exigir das direções sindicais encabeçadas pela FA e o PC que rompam a vergonhosa trégua, deixem seu conforto, convoquem assembleias e um plano de luta para enfrentar seriamente a extrema direita, a direita e os empresários, sem confiança em Boric. Os gritos de “enfrentar o fascismo” sem assembleias, sem organização das base, sem ampla discussão política, e sem um programa claro para defender as conquistas e avançar para conquistar as demandas de outubro não resolvidas, desgastam as energias esperando que a “via institucional” resolva algo.

Nós do La Izquierda Diario (plataforma no Chile da rede internacional de jornais do Esquerda Diário) estamos impulsionando uma ampla campanha para enfrentar Kast, a direita e os grandes empresários, e a partir do PTR estamos participando de assembleias e impulsionando essa política. Estamos dispostos a impulsionar todo tipo de acordos concretos para revitalizar a auto-organização em todos os lugares onde possamos, e a partir daí lutarmos para exigir das direções que deixem o conforto e impulsionem essa luta. Se Kast perder, não quer dizer que que irá esvaecer, pois ele se fortaleceu e ainda que sua bancada seja uma pequena minoria reacionária e dura, tem se radicalizado a direita, e no Senado e na Câmara de Diputados, junto ao conservadorismo concertacionista e provavelmente setores do “progressismo neoliberal”, irão barrar qualquer mudança real.

E o que fazem Boric e Apruebo Dignidad para enfrentá-los? Acordos com dirigentes da ‘Concertación’; recusam-se a liberar a todos os presos da revolta; discurso de “ordem”; igualam a violência do Estado e dos grupos mapuches; incorporam como assessores a ex membros de segurança do aparato concertacionista; incorporam como assessores econômicos “neoliberais progressistas”. Tudo isso significa, considerando o Senado dominado pela direita, um bacheletismo 2.0 que não levará a nada novo. Sua estratégia de mudanças "gradativas" agora será junto da “segurança e da ordem”. O PC, que obteve seu melhor resultado em décadas, com uma bancada de 12 deputados e 2 senadores, se submete a essa política direitista, com suas figuras aprovando o rechaço de Boric à liberdade dos presos da revolta, e não convoca para enfrentar a extrema direita desenvolvendo a organização ampla em todos os lugares para discutir um programa de defesa dos direitos e pela conquista das necessidades operárias e populares e um plano de luta para levar a cabo. Por isso, a luta contra Kast, a extrema direita, a direita e as grandes patronais, deve ser sem confiança em Boric e Apruebo Dignidad.

Isso não se trata de um retorno à “revolta” nem a pequenos protestos isolados. A “luta de rua” e “ação direta” sem política é uma política estéril para combater o reformismo e para ganhar às grandes maiorias populares para uma agenda contra a direita. Sem programa alternativo e uma organização ampla para conquistá-lo, os protestos isolados irão levar só a maiores impotências.

Preparar-se para maiores choques na luta de classes

A polarização que se expressa nessas eleições não é só uma consequência do cenário pós-rebelião 2019, também é um prenúncio dos eventos mais agudos da luta de classes que seguramente irão se desenvolver no país, a partir dos ajustes que estão sendo preparados pela classe patronal.

Um congresso com uma espécie de “empate de forças” não irá permitir impor nenhuma mudança profunda dos que foram exigidos no levante.

Por outro lado, se Kast ganhar, tentará fazer tudo o que afirmamos anteriormente contra o movimento operário, popular, de mulheres e LGBT, contra o povo mapuche, contra imigrantes e pobres. Mas estará condicionado pela relação de forças da luta de classes: a rebelião popular foi desviada e a política de Apruebo Dignidad abriu o caminho a Kast, mas não foram derrotadas as forças da revolta. No próprio parlamento, não terá maioria para implementar seu programa, e as condições econômicas e internacionais não são auspiciosas. Todavia, Kast não é um fenômeno “fascista” como é chamado levianamente –um “medo” paralisante que levantam setores da esquerda-, pois não estamos falando da ascensão –ainda- de destacamentos de combate de setores fascistas para esmagar uma ascensão dos operários e da esquerda revolucionária. A “moderação” do seu programa por um lado (diminuir impostos só gradativamente, não fechar a Convenção nem o Ministério da Mulher) e a renúncia de J. Kaiser ao partido Republicanos, mostra que já está condicionado por determinada relação de forças sociais e políticas. Se avançar para um regime mais “bonapartista” por outro lado, terá que se apoiar em setores das forças armadas frente às velhas forças, o que implicará maiores choques políticos e sociais cujo resultado não está para nada definido, e não é algo que hoje cairá bem no grande empresariado. Não está descartada uma situação desse tipo, e que inclusive tente fechar a Convenção e outras coisas piores, mas para avançar nesse sentido deverá ter grandes embates. Se ganha, não quer dizer que não é fraco para implementar sua agenda, atualmente em vias de moderação.

Chile transita por um momento onde não estão resolvidas as questões sociais das grandes maiorias, provavelmente também irá estancar a economia, mais inflação, e a crise orgânica não resolvida no país também continuará. Vamos a maiores embates na luta de classes. Se ganhar Boric, não só o parlamento se fechará a qualquer mudança, mas também sua moderação levará, provavelmente, a maiores crises na sua base.

O método e o programa para enfrentar Kast, a direita e a grande patronal passa pela organização democrática da luta mais ampla, da unidade dos trabalhadores com os movimentos, de um plano de ação e um programa para resolver as necessidades das maiorias trabalhadoras e populares, sem confiança em Boric e Apruebo Dignidad.


veja todos os artigos desta edição
CATEGORÍAS

[José Antonio Kast]   /   [Convenção Constituinte no Chile]   /   [Michelle Bachelet]   /   [Frente Ampla no Chile]

Pablo Torres

Diretor de La Izquierda Diario Chile / Partido de Trabajadores Revolucionarios
Comentários