×

EUA | De que lado você está? Ocasio-Cortez e o Met Gala

O Met Gala é um sinal - um muito flagrante - de qual lado Alexandria Ocasio-Cortez está.

quinta-feira 16 de setembro de 2021 | Edição do dia

Na segunda-feira, 13 de setembro, celebridades, políticos e pessoas ricas e bem relacionadas compareceram ao Met Gala na cidade de Nova York. Conhecida como "a joia da coroa social da cidade de Nova York", é tanto uma demonstração de extravagância e riqueza quanto de moda. Designers e patrocinadores pagam 35.000 dólares por um ingresso e até 300.000 dólares por uma mesa. Políticos de Nova York entram de graça.

A esta altura, todo mundo já sabe sobre o golpe publicitário de Alexandria Ocasio-Cortez no Gala. A congressista do Bronx e membro do DSA apareceu usando um vestido de 10.000 dólares que dizia “Taxe os ricos” e então começou a se socializar com os ultra-ricos.

Enquanto a Ocasio-Cortez confraternizava com a elite de Nova York, fora do Met Gala, ativistas do Black Lives Matter protestavam fora do perímetro fortemente policiado do evento, falando contra a violência policial, despejos e a absurda demonstração de riqueza que o Gala representa . Vários desses manifestantes foram brutalmente presos e passaram várias noites na prisão enquanto as celebridades ricas lá dentro bebiam champanhe. Enquanto Alexandria Ocasio-Cortez se misturava aos ultra-ricos, realizando sua “conscientização”, negros, ativistas e manifestantes eram brutalizados pela polícia do lado de fora.

O desempenho absurdo da Ocasio-Cortez atraiu críticas muito merecidas da esquerda, mas também houve muitas resistências a isso, e muitos acusam a esquerda que apontam sua hipocrisia de aplicar "testes de pureza" irracionais. Estranhamente, a Ocasio-Cortez tentou pintar esse vaivém na linguagem dos direitos das mulheres, dizendo que seus críticos querem controlar seu corpo. Mas não é isso. O Met Gala é um sinal - muito evidente - de que lado está ela..

O Met Gala não é seu amigo

O Met Gala é tecnicamente uma arrecadação de fundos para a intituição de moda da Metropolitan Museum of Art. Mas não é uma arrecadação de fundos humilde para uma instituição cultural em dificuldades. O Met atualmente tem uma dotação de 3 bilhões de dólares. O Gala nada mais é do que uma exibição de riqueza e extravagância para as elites ultra-ricas e influentes que comparecem. Isso me lembra de uma cena nos Jogos Vorazes, onde os residentes do Capitólio vestidos de maneira exagerada se deleitam em sua riqueza e privilégio, ostentando e celebrando isso, enquanto os muito pobres lutam e morrem por seu entretenimento. O New York Times explica que os convidados “normalmente” incluem um quórum de Kardashians, celebridades de Hollywood e supermodelos. O evento repleto de estrelas costuma ser conhecido como o Oscar da moda. ” Kim Kardashian vale 1,2 bilhão. A Ocasio-Cortez sentou-se à mesa de Anna Wintour, editora-chefe da Vogue, imortalizada em O Diabo Veste Prada, que aprova todas as roupas antes do evento e tem um valor estimado de 35 milhões de dólares.

Como museus em todo o mundo, o Met de 150 anos foi construído sobre a pilhagem de muitos séculos de arte e cultura de países semicoloniais. Durante os levantes do Black Lives Matter, os líderes do Met se manifestaram publicamente contra a derrubada de monumentos racistas, apenas para ter que recuar mais tarde sob imensa pressão pública. Eles colaboraram alegremente com a família Sackler, farmacêutica assassina por anos, deixando o nome da família em uma ala nobre, e após que sua cumplicidade na epidemia de opioides era de conhecimento público, novamente, uma intensa campanha de pressão pública os forçou a cortar os laços. O Met funciona com o trabalho mal remunerado dos trabalhadores - muitos dos quais foram demitidos durante a pandemia - enquanto o diretor do Met tem um salário anual de 737.318 dólares.

O Met esconde esses fatos desagradáveis ​​por trás de um verniz cínico de civismo. O Met afirma ser "o museu do povo" e, embora seja notoriamente gratuito para os residentes da cidade, isso acaba excluindo centenas de milhares de nova-iorquinos que não podem provar sua residência. Da mesma forma, as pretensões do Gala ao progressismo como um arrecadador de fundos faz o mesmo trabalho ideológico que qualquer instituição de caridade, que é encobrir a história de desigualdade e violência que está no centro histórico de instituições como o Met. A classe trabalhadora da cidade tem direito aos museus e à arte, mas queremos museus que sejam administrados pela e para a classe trabalhadora e as comunidades oprimidas, com respeito e reconhecimento e uma luta contra os legados colonialistas e as realidades imperialistas.

O Met não é isso

Trazer todas as classes para uma conversa?

Quando a Ocasio-Cortez entrou no Met Gala deste ano, ela disse que queria reunir todas as classes para apoiar o aumento de impostos sobre os ricos. “Quando falamos sobre ter um código tributário justo, é uma conversa acontecendo entre trabalhadores e pessoas de classe média, e acho que é hora de trazer todas as classes para a conversa de ter um país mais justo.”

A hipocrisia, é claro, é impressionante. Como você está trazendo todas as classes para a conversa, participando de um evento para mega-ricos, ignorando os protestos que acontecem lá fora? As classes estão sendo reunidas no Met Gala da mesma maneira de sempre: com trabalhadores mal pagos servindo aos ultra-ricos, enquanto aqueles que levantam a voz em protesto são levados algemados.

Como socialistas, nosso objetivo não é “trazer todas as classes para a conversa”. Sabemos que os capitalistas nada mais são do que vampiros, vivendo do trabalho da classe trabalhadora. Como explica Marx, “[este] vampiro não perderá o controle sobre ele [o trabalhador] enquanto houver um músculo, um nervo, uma gota de sangue a ser explorada”. Não há como “trazer todas as classes para a conversa” de uma forma que seja igualitária, ou onde a classe trabalhadora tenha voz igual. “Trazer todos para a mesa” é apenas uma boa maneira de encobrir os verdadeiros antagonismos de classe que existem em nossa sociedade e minar a luta de classes. É a noção mais liberal de representação, deliberadamente cega para as relações de poder realmente existentes.

Precisamos ser claros e a Ocasio-Cortez precisa ouvir: não queremos capitalistas "na conversa" ou "na mesa" conosco. Queremos recuperar a riqueza que eles roubaram de nós e usá-la no interesse da classe trabalhadora e das maiorias oprimidas.

Taxando os ricos

Eu quero taxar os ricos? Claro que sim. Afinal, os ricos costumam pagar menos impostos do que a maioria da classe trabalhadora. O problema é que a versão de “taxar os ricos” proposta pela Ocasio-Cortez é, na verdade, um plano morno endossado por Nancy Pelosi e Joe Biden. Não acredite apenas na minha palavra. Olhe para estes tweets:

“Não poderia concordar mais. Tributar os ricos nos ajudará a expandir o Medicare, estender o atendimento às crianças, agir sobre o clima e muito mais.
Temos uma oportunidade preciosa neste momento de reconciliação com a Lei Build Back Better e devemos usá-la.”

Acontece que o “imposto sobre os ricos” da AOC nada mais é do que retornar aos níveis de impostos de Barack Obama - dificilmente radical, muito menos socialista, ou mesmo democrático-socialista. Na verdade, a proposta apresentada pelos democratas da Câmara está à direita da proposta de Joe Biden.Recusa-se a fechar uma brecha permitindo que os ricos passem grandes propriedades para seus herdeiros quase sem impostos.

Na verdade, até mesmo o Washington Post, de propriedade de Jeff Bezos, afirma claramente: "Vamos parar de fingir que os aumentos de impostos propostos por Biden sobre os ricos são radicais." Como o artigo explica, “Em 1980, a maior taxa marginal de imposto de renda erade 70%, cerca de duas vezes o que é agora”, e os democratas, com a Ocasio-Cortez agora liderando o processo, estão apenas propondo voltar aos níveis de 2017.

Então, sim, vamos cobrar impostos dos ricos, mas devemos exigir e lutar por mais do que o plano mínimo de Joe Biden.

Alguns podem alegar que o vestido da Ocasio-Cortez foi um sucesso porque fez todo o país falar sobre tributar os ricos. Mas na política, não é nada mais do que um golpe de campanha para a administração e para as políticas de Joe Biden. O fato de que a maior parte da face pública do chamado “socialismo” nos EUA está fazendo publicidade para esta política extremamente morna e dominando o ciclo de notícias suga todo o oxigênio de qualquer discussão sobre reformas tributárias que seriam significativas para os trabalhadores. Este é agora o limite do nosso horizonte político, porque o “radical” AOC o vestiu.

E, além disso, a questão de em quais matérias esses impostos são gastos. Não quero impostos sobre os ricos para financiar a máquina militar imperialista dos EUA. E não quero que isso seja desviado para a "capital verde", como uma falsa política climática. Precisamos taxar os ricos por assistência médica gratuita, por universidades gratuitas, por um sistema de transporte público gratuito e expandido. Precisamos tributar os ricos por todos os interesses da classe trabalhadora.

O vestido de 10.000 dólares da AOC e o bate-papo com os ricos e famosos certamente não nos valem uma tributação substancial dos ricos e não faz nada para garantir que nenhum centavo seja usado para os militares. Em vez de assustar gente como Jeff Bezos, ver Ocasio-Cortez neste tipo de festa deve ser um alívio - ela está se tornando cada vez mais integrada ao clube.

É verdade que o vestido de Ocasio-Cortez trouxe publicidade à ideia de taxar os ricos. Mas a razão pela qual os ricos são tributados a taxas absurdamente baixas não é a falta de consciência. É porque os republicanos e o próprio partido de Ocasio-Cortez, os democratas, protegem e defendem os interesses dos ricos.

Você sabe o que mais faria as pessoas falarem em taxar os ricos? Organizar protestos em cidades de todo o país por mais do que o plano morno de Joe Biden. Essa é uma abordagem que teria construído o poder de classe, além de chamar a atenção para a demanda por tributar os ricos.

De que lado você está?

Enquanto Ocasio-Ccortez posava para as câmeras, as pessoas protestavam do lado de fora. Uma pequena multidão se manifestou contra o assassinato de Mike Rosado, defenderam o direito à moradia gratuita e destacaram que o Met Gala não faz nada pelos pobres, classe trabalhadora e oprimidos da cidade de Nova York. Ella, uma jovem ativista disse: "35.000 por uma porra de um ingresso para exibir suas malditas vestes enquanto nosso povo ainda está morrendo, nosso povo ainda está sendo assassinado."

Esses manifestantes, inclusive Ella, foram presos e algemados. A Ocasio-Cortez não disse nada sobre isso desde então. Ela não disse nada sobre isso durante as várias noites em que os manifestantes foram mantidos na prisão.

Isso simboliza tudo o que a Ocasio-Cortez trata: retórica transgressora dentro de uma festa literal e figurativa para os ricos. É uma festa de gestos vazios, que adota a linguagem do radicalismo para reprimir os protestos e garantir aos capitalistas que, como disse Joe Biden, "nada mude fundamentalmente". É a festa de Nancy Pelosi que rapidamente aumentou os orçamentos da polícia e supervisionou a repressão do mesmo movimento que ela buscava lucrar politicamente. É a festa das "instalações superlotadas" das crianças com "Bienvenidos" escritos em tinta colorida, que temos certeza de que são muito melhores do que as "crianças em gaiolas" de Donald Trump. Mas é tudo igual. Essa é a festa do Ocasio-Cortez.

E no final, Ocasio-Cortez está dentro das manchetes, enquanto ativistas estão sendo presos do lado de fora. Em última análise, ela não está fazendo nada mais do que representar a festa e o programa de Joe Biden. E enquanto ela fala por falar, ela não é uma força real para a ação radical nas ruas. Ela não está forçando o Medicare para Todos a ser discutido no Congresso, muito menos organizando protestos em massa por ele. Afinal, Nossa Revolução, o PAC progressista que apoiou a AOC, está agora rebatizado como "progressistas pragmáticos" - as pessoas que são muito "pragmáticas" para sujar as mãos com protestos ou com demandas incômodas como Medicare for All ou cancelamento de estudante dívida.

O Met Gala é apenas mais um exemplo de que lado está o Ocasio-Cortez. E não é a primeira vez que ela nos mostra. Desde apoiar e posar na Rolling Stone com Nancy Pelosi até seus votos para o orçamento do ICEe o aumento dos orçamentos militares, ela deixou isto claro.

E, infelizmente, o pequeno protesto fora do Met Gala foi um sinal dos novos tempos; com Biden na Casa Branca, as pessoas são apaziguadas e desmobilizadas. A Ocasio-Cortez está desempenhando um papel, não em mobilizar e indagar as pessoas, mas em mantê-las à margem. E o DSA parece estar seguindo seu exemplo. Em vez de construir um movimento que luta com o slogan de fazer os ricos pagarem pelas crises que eles criaram, eles se alinharam docilmente com o regime do Partido Democrata, mais uma vez, torcendo e argumentando que "bons democratas" podem ser uma forma de promover mudanças .

Mas com a iminente catástrofe climática, as guerras imperialistas e até mesmo a possível revogação de Roe v. Wade, precisamos saber de que lado estamos e quem estará do outro lado se opondo a nós. Precisaremos mobilizar nosso lado para lutar nas ruas, confiando na força das mobilizações de massa, como Black Lives Matter, e da classe trabalhadora, como os trabalhadores portuários da ILWU que fecharam os navios na Costa Oeste. Repetidamente, Ocasio-Cortez mostrou que ela está dentro do partido dos ricos e poderosos e como tal, deixou claro que não está do nosso lado.

Texto originalmente postado no Left Voice, jornal irmão do Esquerda Diario nos EUA




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias