×

Mahsa Amini | Corte de internet e dezenas de mortes são relatadas no Irã à medida que os protestos crescem

Distintas organizações denunciam entre 17 e 31 mortes devido à repressão da Polícia. Os protestos após o assassinato da jovem Mahsa Amini se espalharam por todo o Irã. Interrupções de Internet foram relatadas.

sexta-feira 23 de setembro de 2022 | Edição do dia

Pelo menos 17 pessoas morreram nos protestos que abalam o Irã há seis dias pela morte de Mahsa Amin após ser detida e espancada pela Polícia Moral por "usar mal o véu".

Leia mais: Protestos em todo Irã após o assassinato de Mahsa Amini pela polícia

Os dados foram divulgados pela televisão pública iraniana, mas várias organizações denunciam até 31 mortes devido à repressão policial aos protestos.

Na quarta-feira, a Anistia Internacional havia relatado “a morte de 6 homens, 1 mulher e 1 criança durante os protestos de 19 e 20 de setembro nas províncias do Curdistão (4), Kermanshah (2) e Azerbaijão Ocidental (2). Destes, pelo menos 4 morreram devido a ferimentos sofridos por forças de segurança que dispararam balas de metal a curta distância".

Pelo menos dois manifestantes perderam a visão em um ou ambos os olhos, enquanto centenas de outros, incluindo crianças, sofreram ferimentos dolorosos "equivalentes a tortura ou outros maus-tratos devido ao uso ilegal de chumbinhos e outras munições contra eles", acrescentou a Anistia em seu informe.

Por sua vez, a ONG iraniana de Direitos Humanos (IHR), com sede em Oslo, denunciou pelo menos 31 mortes até agora e apontou que "as forças repressivas da República Islâmica estão atirando nos manifestantes com balas de guerra e chumbinhos". Também afirmam que foram publicados diversos informes de detenções massivas de manifestantes.

Cortes de internet

Várias organizações denunciam também a gravidade dos cortes na Internet por parte do Governo, que não só impede que a situação seja conhecida e os manifestantes subir denúncias nas redes sociais, como provoca um apagão de informação com o objetivo de desencorajar os protestos, embora sem sucesso.

Na noite de quarta-feira, o governo bloqueou quase completamente a internet móvel e limitou aplicativos como Whatsapp e Instagram. O estado das comunicações melhorou pela manhã, mas na tarde de quinta-feira começou a falhar novamente.

As redes sociais, especialmente o Twitter, estão desempenhando um papel importante, com manifestantes postando centenas de vídeos nelas.

Diante dessa situação, a Guarda Revolucionária Iraniana descreveu na quinta-feira os protestos como "sedição" e pediu ao Judiciário que processe aqueles que "espalham boatos e mentiras" nas redes sociais e nas ruas.

Uma petição à qual se juntou o jornal ultraconservador "Kayhan", cujo diretor é escolhido pelo líder supremo do Irã, Ali Khamenei, que criticou o Judiciário por aparentemente não condenar ninguém pelos protestos.

"Não mostre piedade a esses criminosos", pediu o jornal.

A Guarda Revolucionária, cujo papel histórico tem sido garantir e consolidar o poder do regime islâmico com métodos de policiamento político interno e controle sobre a população, ganha cada vez mais força, controlando atualmente pelo menos dois terços do PIB do Irã. Eles estão cientes de que as manifestações pedindo "abaixo o regime" também irão contra eles e por isso exigem o aumento da repressão e bloqueiam a internet para causar um apagão de informações.

Crescem os protestos

No entanto, os cortes de internet, os apelos à repressão e as mortes e detenções não conseguiram travar as mobilizações que esta sexta-feira entraram no seu sétimo dia e que já se alastraram a pelo menos 86 cidades em 28 províncias do país.

Em Teerã, uma grande multidão se reuniu na Keshavarz Blvd e gritou: "O Líder Supremo é uma vergonha" em referência ao Líder Supremo do regime, Ali Khamenei.

As cidades de Sari, Hamedan, Zanjan, Khorramabad, Qom, Ardabil, Qazvin e Sabzevar são apenas algumas da longa lista de cidades onde as pessoas foram às ruas para expressar seus protestos e rejeição ao regime.

Um vídeo de um homem descendo de sua moto para bater em uma mulher que estava com a roupa errada ou sem véu viralizou nas redes sociais. Então, um grupo de pessoas se aproxima dele para confrontá-lo e deixar claro que as coisas estão mudando.

Em vários locais, manifestantes supostamente assumiram o controle de escritórios do governo, incendiaram delegacias de polícia e carros de patrulha, e derrubaram ou incendiaram cartazes de propaganda de Khamenei e do regime.

O presidente do Irã, Ebrahim Raisí, retornará amanhã a Teerã vindo de Nova York, onde fez um discurso perante a Assembleia Geral da ONU, em meio a uma crise que se aprofunda dia a dia.




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias