×

MOVIMENTO SEM TERRA | Em emboscada, sete Sem Terras são baleados em MG

Lara ZaramellaEstudante | Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo

segunda-feira 10 de abril de 2017 | Edição do dia

Na manhã deste domingo, cerca de 300 integrantes do acampamento Alvimar Ribeiro, do MST, foram surpreendidos por pistoleiros contratados pelo latifundiário da Fazenda Norte América, em Capitão Eneias-MG.

Na manhã de ontem, 09, integrantes do acampamento sofreram uma emboscada por parte do proprietário da Fazenda Norte América e sete Sem Terra foram baleados. Chamados pelo proprietário da Fazenda, militantes do MST foram à uma reunião às 7h30 da manhã desse domingo, quando foram então surpreendidos pelos tiros. Os feridos relataram que enquanto o administrador dirigia seu carro de luxo, os pistoleiros o acompanhavam para atirar nos Sem Terra que estavam completamente desarmados. “Eles atiraram sem dó e nem piedade. Tinha crianças, idosos, grávidas. Nós vimos o dono da fazenda no lugar. Pedimos pra não atirar. Abaixamos pra não sermos baleados, foi uma covardia”, relata Géssica Thais Gonçalves Freitas, com 24 anos e que levou um tiro na perna.

Mais de sete pessoas foram feridas pelos pistoleiros à mando do proprietário do latifúndio, Leonardo Andrade. Ferimentos mais graves, como foi o caso de Vildomar Gomes, com 31 anos e que foi baleado no pescoço. E ferimentos com tiros de raspão, como com uma criança de dez anos, ferida no rosto.

Nos 3 mil hectares improdutivos, 650 famílias ocuparam a fazenda em janeiro deste ano e já estão produzindo. A fazenda pertence ao grupo Soebras (Sociedade Educativa do Brasil), da família Andrade. Leonardo Andrade se identificou como proprietário das terras e se dispôs a vende-las ao Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra). Entretanto, devido a demoras do instituto e da burocracia, houve um acirramento no conflito entre a família Andrade e o acampamento.

O latifundiário e dono da fazenda, Leonardo Andrade, já foi sócio do ex-prefeito de Montes Claros, Ruy Muniz, ocupando o cargo de secretário de Desenvolvimento Sustentável, Meio Ambiente e Agricultura na prefeitura. Além disso, a Soebras, que pertence à família Andrade, é uma das entidades filantrópicas ligadas ao antigo prefeito que atualmente se encontra sob investigação por estelionato, falsidade ideológica, prevaricação e desvio e/ou apropriação de recursos públicos. Em 2016, tanto Ruy Muniz, como seus sócios, foram detidos e investigados, incluindo o latifundiário Leonardo Andrade, pois a Fazenda Norte América, contava com indícios de ser utilizada para lavagem de dinheiro. A área possui, inclusive, uma dívida milionária no banco, que ainda que tenha sido arrematada pela Soebras, nunca foi paga.

Repudiamos este criminoso ataque contra o movimento sem teto em MG, pedimos imediata investigação do caso de forma independente e nos solidarizamos às vítimas desta emboscada!




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias