×

Crise capitalista | Enquanto aumenta a miséria e a fome, grandes bancos aumentam lucro em 64% no 2º trimestre

O governo e a burguesia comemoram os resultados que podem significar uma recuperação em curso na economia. Economia de quem? À que custo? Arroxo salarial, demissões em massa, precarização e uberização, privatizações, crédito para o agronegócio e mortes.

sexta-feira 6 de agosto de 2021 | Edição do dia

Foto: Carol Gherardi Flair

O lucro combinado dos 4 maiores bancos do país aumentou 119,2% no primeiro semestre de 2021 em comparação com o primeiro semestre de 2020. Bolsonaro e Guedes comemoram os resultados que representam sinais de recuperação econômica segundo analistas. Porém, a população trabalhadora e pobre não sente efeito algum, ao contrário, pagam pela crise com mais de 560 mil mortos até o momento.

Enquanto os ricos engordam, estudo realizado pelo Banco Central revela que mais da metade dos brasileiros estão endividados. São 58,5% da população endividada, maior número desde 2005. Estudos apontam também que mais da metade da população sofre com algum nível de insegurança alimentar e 19,1 milhões de brasileiros estão diretamente passando fome no país. Enquanto isso os lucros do agronegócio batem recordes e chegam a 1,142 trilhão de reais. Ironia que no celeiro do mundo se passe fome.




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias