Logo Ideias de Esquerda

Logo La Izquierda Diario

SEMANÁRIO

Fábrica sem patrões, Zanon, celebra com festival de música os 20 anos de gestão operária

Lara Zaramella

Fábrica sem patrões, Zanon, celebra com festival de música os 20 anos de gestão operária

Lara Zaramella

Hoje, sábado 04 de dezembro, às 18 horas em Neuquén, na Argentina, começa o #FASINPAT20, o festival cooperativo e autogestionado que celebra os 20 anos de #ZanonFábricaSinPatrones (Zanon, fábrica sem patrões, traduzido do espanhol). Em tempos de profunda crise capitalista, com crescentes índices de exploração, desemprego e fome, toda a história de Zanon sob gestão operária é uma inspiração de que outro mundo é possível.

No dia 01 de outubro de 2001, há 20 anos atrás, diante das ameaças de fechamento da fábrica, as trabalhadoras e trabalhadores da Cerâmica Zanon, em Neuquén, na Argentina, tomaram a fábrica. Diante da onda de demissões produzida pela crise capitalista de 2001, Zanon foi parte emblemática do movimento de “fábricas recuperadas”, em que seus trabalhadores tomavam o controle da produção diante do fechamento, demissões ou diretamente fuga dos patrões.

Depois se seguiram 2 anos de ocupação da fábrica em que os trabalhadores passaram por todo tipo de provocações, repressões nas ruas com dezenas de detidos pela polícia, ameaças de morte a vários trabalhadores e suas famílias, um nível de repressão bastante intenso. Após essas inúmeras tentativas de desalojamento em Zanon, os operários, com apoio ativo de toda a comunidade ao redor, impediram com mobilização e determinação em resistir à repressão policial.

Ilustração: Sergio Cena

Neste sábado, grupos musicais se apresentam neste festival autogestionado pelos operários e com participação de toda a comunidade. Mais informações sobre as bandas, o evento e todo o movimento de artistas e grupos musicais e culturais que apoiam Zanon, veja neste site.

Veja mais: Assista a série-documentário sobre Zanon, fábrica militante sem patrões

Em momentos em que vivemos uma nova crise capitalista, em que esse sistema, a nível mundial vem atravessando uma crise de caráter histórico, marcado pela pandemia e suas consequências econômicas, em que os capitalistas empurram milhões à miséria, ao desemprego, à fila do osso e do lixo da fome, a experiência de Zanon, de ocupação e de 20 anos de gestão operária, são um exemplo de luta e mostram uma alternativa de saída desta crise com independência de classe e força da classe trabalhadora organizada.


veja todos os artigos desta edição
CATEGORÍAS

[Zanon - Fábrica sem patrão]   /   [Independência de classe]   /   [Carcará - Semanário de Arte e Cultura]   /   [Unidade da classe tabalhadora]   /   [Luta de Classes]   /   [música popular argentina]   /   [Classe Trabalhadora]   /   [arte urbana]   /   [Arte]   /   [Música]   /   [Cultura]

Lara Zaramella

Estudante | Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo
Estudante | Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo
Comentários