×

Tragédia capitalista | Forte chuva causa desastre em Petrópolis com mais de 30 mortes já confirmadas

Forte chuva ocorreu nesta terça-feira em Petrópolis, no Rio de Janeiro, ultrapassando o esperado para o mês inteiro. Já são pelo menos 44 mortes confirmadas até a tarde desta quarta, em mais um desastre causado pela chuva neste ano. Tragédias como essa, que são recorrentes no início de todos os anos, não são naturais e nem imprevisíveis, são consequências da irracionalidade capitalista.

quarta-feira 16 de fevereiro de 2022 | Edição do dia

A chuva que ocorreu na tarde desta terça-feira (15), devastou a cidade de Petrópolis. Várias inundações, desmoronamentos e pessoas feridas foram registrados.

O centro da cidade ficou inundado e após o nível do rio abaixar, corpos apareceram nas ruas. Até a manhã desta quarta-feira já são pelo menos 34 mortes confirmadas.

Dezenas de casas foram atingidas pelas inundações deixando famílias desabrigadas. Segundo a defesa civil até a madrugada, 77 pessoas foram acolhidas em pontos de apoios nas escolas da cidade.

O nível da chuva que ocorreu em Petrópolis e causou esse desastre ultrapassou o nível esperado para todo o mês de fevereiro, com o índice de chuva de 259 mm. Segundo a defesa civil foram registrada 176 ocorrências, sendo 148 deslizamentos de terras e vários pontos de inundações.

Essa é mais uma tragédia causada por chuvas neste ano. Desastres como esses, que são cada vez mais recorrentes, não podem ser tratados como algo natural. Eles são consequências diretas da irracionalidade capitalista, que é responsável pela crise climática no mundo inteiro e que faz com que eventos extremos ocorrem cada vez com mais recorrência.

Além da questão climática, os governos capitalistas, com seus projetos que perpetuam a desigualdade para garantir o lucro a qualquer custo, são responsáveis direto pelas mortes causadas pelas chuvas. As vítimas desses desastres são pessoas pobres e trabalhadores que são empurrados para situações de riscos e que sofrem todos os anos com o medo de morrerem pela chuva.




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias