×

Garimpeiros invadem território indígena e atiram bombas contra Yanomamis

“Não estamos tendo paz. Por isso nós mulheres e crianças estamos fugindo para a floresta para conseguir dormir. A gente não tem paz, a noite eles vêm em muitos e esperam a gente aparecer para nos matar"

terça-feira 18 de maio de 2021 | Edição do dia

Foto: Alexandro Pereira/Rede Amazônica

Esse é o relato de uma yanomami da região de Palimiú (Roraima), onde ocorre ataques dos garimpeiros desde o dia 10/05, que atacam os indígenas com tiros e bombas. O ataque acontece há uma semana, quando os próprios moradores da região apreenderam materiais dos garimpeiros por considerarem-nos danosos à natureza e à região. Palimiú fica na rota de garimpo e, por isso, esses indígenas são constantemente atacados e assassinados pelos criminosos extrativistas, que mataram duas crianças Yanomamis desde a semana passada.

Os indígenas de Palimiú relatam que, na noite desse domingo, dia 16/05, 15 barcos chegaram para atacar a região, jogando bombas e gás de efeito moral nos moradores, que sairam correndo das suas casas com medo de serem mortos.

A justiça federal afirmou que determinou o envio de tropas policiais à região, mas a verdade é que polícia nenhuma vai proteger os indígenas, pois essa é a mesma polícia que cumpre historicamente o papel de oprimir os povos originários e o povo negro. É preciso que esses povos oprimidos, em conjunto com os trabalhadores, lutem contra os ataques dos grandes barões do extrativismo, dos latifundiários e de todo esse sistema que lucra com o sangue dos indígenas, dos negros e dos trabalhadores.




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias