×

Crise internacional | Governo da Finlândia decide adesão do país à OTAN após 75 anos de não alinhamento

Após 75 anos de não-alinhamento, o presidente e a primeira ministra da Finlândia, país vizinho da Rússia, anunciaram neste domingo adesão à OTAN. O Parlamento ainda vai analisar o projeto.

domingo 15 de maio de 2022 | Edição do dia

Foto: Heikki Saukkomaa / Lehtikuva / Reuters

Após terem declarado na última quinta feira sua posição pela adesão da Finlândia à imperialista OTAN (Aliança do Tratado do Atlântico Norte), o presidente e a primeira ministra do país, que divide 1.300 quilômetros de fronteira com a Rússia, anunciam sua adesão ao tratado neste domingo. O parlamento finlandês vai analisar o projeto na segunda-feira, com chances de confirmar o pedido de ingresso do país.

A guerra russa na Ucrânia foi um fator fundamental do alinhamento após 75 anos da chamada neutralidade. O presidente finlandês, Sauli Niinisto, chego a falar com o russo Vladimir Putin, que já havia advertido as possíveis consequências da adesão de Finlândia e da Suécia, que também deve solicitar sua adesão em breve. o governo da Turquia, no entanto, já apresentou objeções para o ingresso de ambos os países à OTAN.

Recomendado:




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias