×

Pandemia | Janssen interrompe produção de vacina contra Covid-19 por não conseguir o lucro esperado

Em meio a onda da variante ômicron, que vem gerando recorde de casos em diversos países do mundo e aumentando o número de mortos pela Covid-19, a Janssen parou de produzir vacinas contra o coronavírus, para focar a produção em outro produto mais lucrativo.

quarta-feira 9 de fevereiro de 2022 | Edição do dia

(Foto: Myke Sena/MS)

As informações são do jornal americano The New York Times. Segundo o jornal, a única fábrica da empresa que produzia o imunizante, em Leiden, na Holanda, foi fechada no fim de 2021. A fábrica, desde então, passou a trabalhar em uma nova vacina, contra outro vírus, e analisada como mais lucrativa pela Janssen.

O relatório do NYT afirma que esta decisão da Janssen pode reduzir o fornecimento de vacinas contra a Covid-19, o que demonstra que as grandes farmacêuticas nunca tiveram interesse no combate a pandemia, mas apenas em seus lucros. A Janssen recebeu US$ 2,39 bilhões de dólares em 2021 com a venda de vacinas contra a Covid-19, e prevê receber mais US$ 3,5 bilhões em 2022. No entanto, a empresa parece considerar baixas estas cifras, levando a esta decisão de paralisar a produção.

Casos como esses mostram que somente a classe trabalhadora, a que mais sofre com a pandemia e a que está na linha de frente do combate ao coronavírus, pode realmente mostrar uma saída para a atual crise, pois a burguesia e a indústria farmacêutica estarão sempre dispostas a rifar milhões de vidas para aumentar seus lucros.




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias