×

FEMINICÍDIO | #JustiçapelaBia: "Caso brutal de feminicídio mostra como a vida de mulheres nada vale no patriarcado"

Declaração de Letícia Parks, do grupo de mulheres Pão e Rosas, sobre o brutal caso de suspeita de feminicídio da jovem Bianca, assassinada pelo ex-namorado: "Em mais um motivo banal, como todas as razões por trás dos casos de feminicídio, seu ex-namorado julgou-se no direito de poder lhe retirar a vida apenas pelas fotos que ela publicava em suas redes sociais vestindo biquínis".

terça-feira 5 de janeiro de 2021 | Edição do dia

O ano acabou de começar, mas os espantosos números e casos de feminicídios no Brasil seguem com força. No dia 02, após compartilhar fotos de bíquini, a jovem Bianca está desaparecida e a suspeita é que foi assassinada em um caso brutal de feminicídio. Em mais um motivo banal, como todas as razões por trás dos casos de feminicídio, seu ex-namorado julgou-se no direito de lhe retirar a vida apenas pelas fotos que ela publicava em suas redes sociais vestindo biquínis. Motivação que revela como na ideologia da sociedade patriarcal os corpos femininos não pertencem às próprias mulheres, só servem de objetificação para seus supostos "donos".

Objetificação alimentada pelo próprio capitalismo que transforma esse objeto em mercadoria, vendendo a erotização vulgar em que os corpos das mulheres são apenas suporte para o desejo de outros.

Em plena pandemia testemunhamos um recorde dos casos de violência doméstica e de feminicídios, trajetória que acompanha o crescimento em meio ao governo misógino de Bolsonaro. Apenas no feriado de natal, foram 6 os casos de mortes de mulheres por ex-companheiros, como o caso da juíza Viviane morta com 16 facadas pelo ex-marido.

Nos somamos a todo o rechaço contra esse caso brutal pedindo #JustiçapelaBia e por todos os casos de feminicídio. Nós do grupo de mulheres Pão e Rosas seguimos gritando que o "patriarcado não irá cair, mas terá que ser derrubado", buscando organizar todas as mulheres trabalhadoras contra a brutalidade dessa sociedade patriarcal e capitalista que ceifa nossas vidas pelos motivos mais banais.

Matéria editada no dia 06 de janeiro, às 15:25h




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias