×

UnB: Serviço Social | “O mito do PT das origens”: grupo de estudos do SeSo/UnB convida para 1ª sessão do novo ciclo de debates

Nesta sexta feira 08/04 teremos a 1ª sessão do novo ciclo de debates do grupo de estudos do curso do Serviço Social da UnB, impulsionado por militantes da Faísca. Mesmo estando no começo do ano, o clima eleitoral já predomina no país, apresentando as eleições como a única via para combater o criminoso e reacionário governo Bolsonaro, alçando Lula e o PT como as lideranças desse processo. Nesse sentido, torna-se imprescindível passar a limpo a história desse partido, a partir de uma visão marxista, desde sua origem, passando por sua integração ao regime, e suas administrações à frente do capitalismo brasileiro.

quarta-feira 6 de abril de 2022 | Edição do dia

A classe trabalhadora brasileira encontra-se devastada pelo desemprego, pela alta da inflação, que afeta até aqueles que estão empregados, com uma redução drástica na renda e no poder de compra nos últimos anos. Situação, inclusive, que tem produzido nesse momento diversos processos de luta pela recomposição salarial, como as greves da educação em MG, a greve de garis no RJ, ou ainda, as greves de rodoviários em diversas cidades do país.

Entretanto, enquanto explodem essas lutas parciais, o PT, que dirige a Central Única dos Trabalhadores, concentra sua estratégia em canalizar o descontentamento para as eleições e a vitória de Lula. Uma atuação que se conecta a toda história do partido.

À luz do que já dizia Walter Benjamin, da necessidade de escovar a história a contrapelo, convidamos todes aqueles interessados em refletir criticamente , a partir de uma visão marxista, os processos que irão resultar na origem desse partido, sua integração ao regime político burguês e os seus anos à frente da gestão do capitalismo em nosso país, como subsídios para pensar um caminho operário para derrotar Bolsonaro.

A primeira sessão terá como eixo principal o contexto histórico do fim da década de 70 e início dos 80, período marcado pela eclosão de fortes greves operárias, da qual Lula irá emergir como grande símbolo e que resultará na fundação do Partido dos Trabalhadores.

Cenas retiradas do documentário "ABC da Greve", de Leon Hirszman

Como ponto de partida para essa discussão, indicamos o texto "A rebelião operária contra a ditadura e as origens do PT", de Thiago Rodrigues, disponível aqui no Esquerda Diário. Também recomendamos como complemento o documentário “ABC da Greve”, obra do cineasta Leon Hirszman, que retrata as efervescentes greves das montadoras na região do ABC paulista que ameaçavam a Ditadura.

Acompanhando a demanda dos estudantes por maior presencialidade, chamamos essa sessão presencial do grupo de estudo a ser realizada na UnB. No espírito de atuar para que os estudantes sejam sujeitos do retorno presencial seguro, o qual a reitoria teve 2 anos para planejar da melhor forma, ainda assim deixou os estudantes, professores e trabalhadores à parte do processo.

Aguardamos ansiosos todes a fim de se juntar a esse debate. Para mais informações mande uma mensagem no direct da página do Grupo de Estudo no Instagram ou para 61 99903-2711 (Luiza).




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias