Pablo Torres
Devemos voltar ao caminho da organização e mobilização independente nas ruas. E a unidade da classe trabalhadora - sem divisões - e junto aos movimentos sociais, estudantes e setores populares, para que nossas demandas não sejam frustradas
Esta quinta-feira a Comissão de Justiça da Convenção Constitucional que está em sessão no Chile, aprovou em geral, por 9 votos contra 8, a Iniciativa Popular para a Liberdade dos presos políticos da rebelião. A norma proposta aguarda votação na mesma Comissão, para depois ir definitivamente para ser (...)
Enquanto a derrota esmagadora de Kast gerou amplas expectativas de mudanças, começando com melhores salários, trabalhar menos e liberdade para os presos políticos; o presidente eleito e Apruebo Dignidad assumiram, como primeira tarefa, ajustar as expectativas e honrar as pressões do establishment (...)
Redação
Esse foi o pronunciamento do presidente eleito, contrariando a afirmação de seu chefe de campanha, Giorgio Jackson, que afirmou que se revogariam as acusações feitas durante o governo de Piñera. A conciliação de classes mostra o peso reacionário de seus comprometimentos políticos com o centro e a (...)
La Izquierda Diario Chile
Neste domingo, 19 de dezembro, a população chilena votará em quem será o presidente nos próximos quatro anos. O candidato de centro-esquerda, Gabriel Boric de Apruebo Dignidad e o de extrema-direita José Antonio Kast, da Frente Social Cristã apoiada pelo partido no poder, são os candidatos que (...)
Ignacio Parra
Uma das leituras após o debate presidencial das eleições chilenas na segunda-feira (13/12) foi que havia vencido a velha tradição política dos últimos 30 anos neoliberais, em alusão às guinadas ao centro que Boric e Kast fizeram. Ambos reivindicaram o papel da ex-Concertación (coalizão do Partido (...)
No episódio do podcast Espectro do Comunismo é debatido o cenário pós-Rebelião de 2019 no Chile, dando destaque para a polarização que se apresenta no segundo turno das eleições presidenciais entre José Antonio Kast de extrema-direita e Gabriel Boric de centro-esquerda, além de analisar qual programa e (...)
Após as eleições de domingo, Gabriel Boric, candidato da "Apruebo Dignidad" (coalizão composta pela Frente Ampla e o Partido Comunista), fez acenos discursivos ao centro, para tentar "seduzir" parte do eleitorado e angariar votos para o segundo turno eleitoral, onde disputará com a extrema direita (...)
Joaquin Romero
Apresentamos uma primeira análise do Partido dos Trabalhadores Revolucionários (PTR), o partido irmão do MRT no Chile, que também impulsiona a rede de diários La Izquierda Diario, sobre o resultado do primeiro turno das eleições presidenciais em que prevaleceu a extrema-direita com José Antonio Kast, (...)
Com 99% das mesas contadas, a Frente pela Unidade da Classe Trabalhadora, integrada pelo Partido dos Trabalhadores Revolucionários (PTR), promovido pela Rede Internacional La Izquierda Diario, juntamente com várias organizações, obteve 50.791 votos na disputa por uma cadeira no parlamento e 36.248 (...)
Ocorrem neste domingo (21) as eleições presidenciais, ao senado, congresso e conselhos regionais no Chile. Acompanhe a cobertura e a análise dos resultados no Esquerda Diário.
Entrevista com Dauno Tótoro, dirigente do Partido Revolucionário dos Trabalhadores (PTR), partido irmão do MRT, e candidato a deputado pelo 10º distrito de Santiago. Ele comentou um pouco sobre o primeiro turno das eleições presidenciais no próximo domingo, 21 de (...)
Com o apoio das trabalhadoras em greve dos supermercados Tottus (propriedade da multimilionária família Solari) e de familiares dos presos políticos da rebelião, a Frente pela unidade da classe trabalhadora registrou suas candidaturas para senado, parlamento e conselheiros regionais, que serão (...)
Reproduzimos a seguinte declaração programática da Frente pela Unidade da Classe Trabalhadora, onde o PTR, partido irmão do MRT no Chile, é integrante.
Este artigo, que foi apresentado no evento Trótski em Permanência, fala sobre um fenômeno político que retoma uma tradição política centenária, conhecida como Parlamentarismo Revolucionário, que se revitaliza na América Latina com o caso do Partido de los Trabajadores Socialistas (PTS), integrante hoje (...)
Gonzalo Adrian RojasShimenny Wanderley
Instalada a Convenção e eleita como presidenta a ativista mapuche Elisa Loncón, nesta segunda-feira será discutida a situação das e dos presos políticos da rebelião de 2019. O vice-presidente Jaime Bassa, proposto pela Frente Ampla, afirmou que não é possível votar a anistia, apenas uma declaração (...)
Apresentamos aos leitores do Ideias de Esquerda o prólogo do livro Rebelião no Oásis, sobre o processo de luta de classes que sacudiu o Chile em outubro de 2019, e publicado em maio deste ano. O prólogo sintetiza alguns dos debates políticos e estratégicos fundamentais, assim como as lições deste (...)
Pablo TorresDauno Tótoro
Novo programa quinzenal do Esquerda Diário, debatendo temas internacionais quentes, sob o olhar da luta de classes. O que acontece por trás do processo constituinte chileno, arrancado pelas manifestações desde 2019? Quais seus limites? O que significa o repúdio massivo à extrema-direita e a direita (...)
A adaptação aos setores do regime vem levando o Partido Comunista do Chile a se diluir cada vez mais no reformismo, expresso em seu pré-candidato à presidência Daniel Jadue que acena cada vez mais que a radicalidade não terá lugar em seus (...)
Miguel Gonçalves
Há duas semanas, ocorreram no Chile as chamadas “mega-eleições” (para a Convenção Constitucional, governadores, prefeitos e vereadores), com o centro nas eleições da chamada “Convenção Constitucional”, cujo objetivo será redigir uma nova constituição política. Os resultados produziram um terremoto político (...)