×

Luta indígena | Toda solidariedade à Retomada indígena em Porto Alegre, ameaçada de reintegração

Há 15 dias a juíza Clarides Hahmeier determinou a reintegração de posse em favor da família Maisonnave, ex banqueiros que querem construir um conjunto habitacional no local promovendo destruição ambiental e a expulsão dos povos originários da região do Morro Santana. É preciso cercar de solidariedade a Retomada Indígena Kaingang e Xokleng com um plano de mobilização, unificando organizações e parlamentares de esquerda, ambientalistas, trabalhadores, juventude e indígenas contra o reacionarismo judicial.

terça-feira 20 de dezembro de 2022 | Edição do dia

Para esta quarta-feira (21) às 15 horas a cacica Kuia Kaingang Gã Teh convoca uma coletiva de imprensa para falar da decisão judicial de reintegração de posse para a família Maisonnave. No acampamento, que vem sendo construído voltado à preservação da natureza do Morro Santana, existem crianças de colo, mulheres grávidas e idosos que serão jogados na rua em nome dos lucros da especulação imobiliária na capital gaúcha, dando seguimento à predativa política colonial que já conta mais de 500 anos nestas terras. Após a decisão judicial, que foi dia 5/12, Gã Teh falou com emoção daquele espaço e que seu povo é roubado há meio milênio. É preciso cercar de solidariedade a Retomada Indígena com mobilização e luta.

Povos originários | Retomada indígena em Porto Alegre sofre ataques de bolsonaristas

A Retomada Kaingang e Xokleng no Morro Santana, em Porto Alegre, além de ser um direito fundamental dos povos originários à terra para a preservação de sua cultura, é também uma questão ambiental de suma importância para a região, pois existem nascentes e uma riqueza de fauna e flora que serão destruídas pelo empreendimento imobiliário caso os indígenas sejam expulsos.

Nenhuma confiança nas instituições como o judiciário, que decidiu a favor da propriedade capitalista. É preciso unir forças da nossa classe e da juventude com os indígenas para proteger a natureza contra o capitalismo e defender o futuro das próximas gerações e do planeta.

Nós da Faísca Revolucionária e do MRT, que impulsionamos o Esquerda Diário, colocamos nossas forças com nosso diário à disposição dos povos Kaingang e Xokleng nesta batalha.




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias