×

Pernambuco | Um operário morreu e dois ficaram feridos no desabamento de uma estrutura metálica no porto de Suape em Pernambuco

Um operário morreu e dois ficaram feridos no desabamento de uma estrutura metálica no terminal de contêineres, pertencente à empresa Tecon, no Complexo Industrial de Suape, no Grande Recife.

quinta-feira 24 de fevereiro de 2022 | 12:59

Segundo informações oficiais da administradora privada do porto, nesta quarta (23), houve um problema durante o processo de desmonte de um guindaste que transporta contêineres para os navios, os chamados portêineres, fazendo com que a estrutura caísse sobre os trabalhadores. Os trabalhadores que atuavam no local eram contratados pela empresa Companhia Work Alpinismo Industrial Ltda, uma terceirizada que prestava serviço para Tecon.

Mais uma vez trabalhadores perdem a vida enriquecendo capitalistas que lucram com nossa exploração. Estamos em um dos países com mais mortes por acidente de trabalho no mundo. De acordo com o Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho, elaborado pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) e a Organização Internacional do Trabalho (OIT), no mundo, um trabalhador morre por acidente de trabalho ou doença laboral a cada 15 segundos. O Brasil ocupa a segunda colocação em mortalidade no trabalho, entre os países do G20, ficando atrás apenas do México.

A situação de precarização do trabalho das empresas terceirizadas, além de aumentar a exploração e diminuir os salários, aumenta drasticamente os riscos de acidente. A patronal da Work Alpinismo Industrial Ltda são os primeiros responsáveis por essas mortes em Suape. Mas a Tecon também é responsável na medida que fez a contratação deste serviço e tinha os trabalhadores em seu território. É inaceitável a nota da Tecon que afirma que “não tem responsabilidade de qualquer natureza pelo acidente”.

Nós trabalhadores precisamos nos organizar para combater a precarização do trabalho e exigir as condições de segurança no trabalho e responsabilizar a patronal por causa do acidente, assim como acabar com a terceirização do trabalho, incorporando imediatamente os trabalhadores terceirizados ao quadro de efetivos.

Nós do Esquerda Diário expressamos através dessa nota nossa profunda indignação e sincera solidariedade às famílias das vítimas, mortas e feridas, que trabalhavam no porto de Suape.

Saiba mais: Veja relatos de trabalhadores de Suape sobre o acidente que matou um trabalhador e deixou dois em estado grave

Saiba mais: Trabalhadores de Suape denunciam empresa Tecon por acidente que matou um trabalhador e deixou dois em estado grave




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias