Logo Ideias de Esquerda

Logo La Izquierda Diario

SEMANÁRIO

[Vídeo] Revoada dos galinhas verdes: quando os trabalhadores botaram os fascistas para correr

Redação

[Vídeo] Revoada dos galinhas verdes: quando os trabalhadores botaram os fascistas para correr

Redação

Na última semana, vibramos vendo a força dos operários de Angra dos Reis botando os bolsonaristas pra correr e liberando o bloqueio Bolsonarista. Moradores da periferia de São Matheus e torcidas organizadas também mostraram que exite disposição espontânea para enfrentar a extrema direita. Imagina, então, qual seria a força da classe trabalhadora organizada pelos sindicatos pra derrotar nas ruas e nas greves a extrema-direita! Isso não só é possível como já aconteceu no Brasil, e é por isso que contaremos a história da revoada dos galinhas verdes.

Em 1932, ao calor do crescimento do fascismo na Europa, se desenvolve no Brasil a “ação integralista”, um grupo fascista, que era liderado por Plínio Salgado. No dia 7 de setembro de 1934 os integralistas saem às ruas, mas não esperavam pela resposta dos trabalhadores que sairiam no mesmo dia para enfrentar os camisas verdes. Um grande conflito se dá no centro de São Paulo, onde os fascistas acabam sendo escurraçados pelos trabalhadores. Uma conquista importantíssima que teve os trotskistas brasileiros da LCI à frente.

Veja à seguir o vídeo na íntegra:

Não deixe de ver também: História da Revoada dos Galinhas Verdes: a Frente Única que derrotou o fascismo em 1934 no Brasil


veja todos os artigos desta edição
CATEGORÍAS

[bolsonarismo]   /   [Getúlio Vargas]   /   [Trotskismo]   /   [Fascismo]   /   [Frente Única Operária]

Redação

Comentários