×

Eleições 2023 Argentina | “A única que falou dos problemas reais”: milhares de mensagens de apoio a Myriam Bregman após o debate

Após o primeiro debate presidencial na Argentina, reproduzimos algumas das mensagens que chegaram aos nossos meios de comunicação e a militantes do PTS e da Frente de Esquerda reivindicando a participação de Myriam Bregman no último domingo. “Foram 30 mil”, “gatinho mimoso Milei”, a defesa do ensino e as críticas a Massa pelo acordo com o FMI e seu convite ao repressor Gerardo Morales, entre os destaques.

terça-feira 3 de outubro de 2023 | Edição do dia

Entusiasmo, moral, orgulho e interesse pelas ideias da esquerda. No dia seguinte ao primeiro debate presidencial na Argentina, mensagens, reconhecimento e demonstrações de apoio de professores, trabalhadores, jovens, estudantes, lutadores pelos direitos humanos e das mulheres, artistas, jornalistas, entre outros, à candidatura de Myriam Bregman na Frente de Esquerda.

No La Izquierda Diario (portal argentino de nossa rede internacional) reproduzimos algumas das centenas de mensagens que chegaram à nossa comunidade e aos militantes do PTS - partido irmão do MRT - e da Frente de Esquerda em todo o país reivindicando a participação da candidata se opondo ao FMI e o ajuste fiscal contra as maiorias populares, contra o negacionismo dos direitos humanos, em defesa dos direitos das mulheres e por um programa econômico abrangente para que os trabalhadores não paguem pela crise.

A realidade dos trabalhadores e trabalhadoras

“A única que falou dos problemas reais do país e daqueles que o afundaram foi Myriam... e também a única que falou na perspectiva de gênero, da disparidade salarial, dos professores, das mães e de todos os problemas que nos afetam duplamente ....". Auxiliar no hospital Castro Rendón em Neuquén.

“Eu não conhecia Myriam muito bem, mas ontem ela era a mais sólida e é por isso que pretendo votar nela. Foi a única que colocou a agenda das mulheres na mesa e reivindicou a luta dos professores”. Estudante de psicologia, Universidade de La Plata.

"Myriam falou sobre as pautas dos deficientes. Uma que nos dá nome". Jornalista cego do Canal 7.

“Que lucidez Myriam, foi arrasador. Vejo muita gente na internet apoiando tudo o que ela falou no debate, as pessoas não votam em nós, mas apoiam ela. Como ganha terreno essa mina, amo ela. Estou convencendo a família e amigos, eles dizem que não sabem em quem votar, como não saber! Não poderia ser mais claro, os orientou completamente. Além disso , é extremamente clara. Também conquista quem assiste aos debates, porque o abstrato incomoda, corta e fica no sapato. E eles não sabem mais esconder o inocultável, o país está desmoronando por causa deles. Vi também que isso deixa felizes as pessoas que não votam em nós, que o que ela diz é mesmo convicção. Todos me dizem a mesma coisa de sempre "mas ela não ganha, por isso voto no Massa" e eu sempre respondo da mesma forma, é isso que eles querem que acreditem, que não tem outra saída, se todos pararmos de ter isso na cabeça e votarmos no que realmente queremos, faremos uma mudança". Estudante de sociologia na Universidade Nacional de Comahue.

“Hoje acordei com o peito inflado, uma loucura. Cansado de ser o alvo fácil. E que alguém te represente assim. Essa felicidade de se sentir representado, de falar coisas que não consegue expressar, na frente de todo mundo". Trabalhador da Tandil.

“Diz tudo o que precisamos ouvir e que precisa ser dito. Hoje fiz um intercâmbio na escola com colegas kirchneristas convidando-os a encontrar um candidato porque claramente Massa não os representa e colocando na mesa o que vai acontecer conosco votando em Massa. O comentário geral foi “Myriam foi ótima ontem à noite, super contundente, firme e com argumentos”. Psicóloga da escola secundária de Ensenada.

“Na PASO votei em Massa, mas agora voto em Myriam. Gostei que ela tenha falado sobre o ESI e os Direitos Humanos”. Estudante do ensino médio em Ensenada.

“Myriam é a melhor, a única que conhece a realidade de todos os trabalhadores". Estudante do ensino superior em Neuquén.

“O debate me deixou muito irritado, o que todos disseram, exceto Myriam, ela é minha presidente". Estudante de serviço social na Universidade Nacional de Comahue.

“O que posso dizer... que a amo parece pequeno. Acho que ela foi a grande vencedora, sem dúvida, e há muitos que vão seguir esse caminho. Foi espetacular quando Massa quis lhe dar uma piscada e ela foi tipo, “SAI FORA COM ESSE RIDÍCULO”. Eu realmente admiro o NÍVEL de altura que tem para mostrar o quão nefastos eles são". Estudante de Comunicação na UBA.

"Uma candidata e política de excelência em geral. Já tinha falado milhares de vezes com o meu velho sobre Myriam e ele não se importava. Ontem ele a viu e vai votar nela e acho que muitas outras pessoas vão. Foi uma oportunidade muito boa". Estudante de história na Universidade Nacional de Comahue.

"Olá, boa noite. Até ontem eu não sabia em quem votar e quando ouvi Myriam no debate ela me ajudou a decidir, que atitude ela teve, me convenceu e eu apoio a esquerda!!!! vamos que uma Argentina melhor é possível!!!!"

“Hoje na escola eu estava conversando com uma colega e ela me disse que achava que ia votar nela porque está farta de todo o resto. E estou vendo mais gente tendo esse pensamento”. Professora CABA.

"Durante a minha aula foi aberto um debate. A professora propôs que os tempos menemistas estão chegando e isso abriu muita reflexão. Três amigos meus que votaram em Grabois decidiram votar ontem em Myriam depois do debate". Estudante de artes, La Plata.

"Minha mãe gostou muito, achou a melhor. É muita coisa para ela falar isso (vindo do radicalismo). E no TN também falaram que a Myriam foi a melhor". Trabalhadora bancária.

"Minha atenção foi atraída por muitos amigos e colegas que me enviaram mensagens espontâneas, maravilhados com a russa! Alguns são eleitores de Kirchner e outros votam em nós. Mas a espontaneidade deles em enviar mensagens sem que eu lhes perguntasse é o que distingue também". José, trabalhador do Hospital Rivadavia e colaborador da campanha FIT-U.

“São 30 mil”

"Gostei muito de toda a discussão que Myriam deu contra Milei e Bullrich e seu negacionismo. Ela foi a única que reivindicou os 30 mil. Acho que Massa não tem nada a dizer sobre os 30 mil, ele não liga, e tanto é verdade que nem fez menção". Professor.

“Como a Myriam Bregman é contundente na hora de falar, solta, confiante, ela é impecável. Achei bom, muito delimitada, se destacou. Muito aberrantes e preocupantes as falas de Milei de que houve uma guerra, de que são tantos os desaparecidos. Ela é uma gênia, gostei dela". Nora, professora da UNA.

“Para mim, sem dúvida, Bregman foi a melhor. Adorei o momento em que ela destacou que graças aos professores a educação continua. Porque marcou uma diferença gritante. A questão do ESI, dos 30.000. A questão do gatinho eu já tinha ouvido várias vezes, mas suponho que tenha sido uma surpresa para outros. Como ela colocou Bullrich como a senhora da oligarquia. Trabalhadora do Parque Centenário, CABA.

As professoras defendem a educação

“A melhor foi Myriam, a única que defendeu os professores". Professor de Enseada.

“Uma professora em sala de aula deu o exemplo de Myriam Bregman, de que são os professores que sustentam e defendem a educação pública todos os dias". Estudante de licenciatura.

“Meus colegas me disseram que não conheciam Myriam muito bem, mas que ontem ela era a mais sólida e por isso planejam votar nela, que ela foi a única a colocar a agenda das mulheres na mesa e que ela reivindicou a luta dos professores". Estudante da Universidade de La Plata.

“Em uma sala de professores em Avellaneda, debateu-se a proposta educacional de Sergio Massa de promover uma lei para que 8% do PIB fosse destinado ao orçamento educacional, mas que ele como ministro cortou da educação no Orçamento de 2023. E isso apesar de que já existe uma lei que diz que devem ser atribuídos 6%, os diferentes governos também não chegaram a esse valor. E que Myriam Bregman foi a única que denunciou isso". Estudante.

“Sempre votei na FIT... depois de ontem tive vontade de participar e colaborar em algo ou de me reunir para bater um papo". Professor da Faculdade de Ciências Humanas da Universidade de La Plata.

Confira algumas das principais intervenções de Myriam no primeiro debate presidencial em “Messi do debate”: Myriam Bregman afiadíssima contra os candidatos da direita, o ajuste e a repressão




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias