×

Resultados eleitorais | Atual governador do ES, Renato Casagrande (PSB) vence bolsonarista Carlos Manato (PL)

Com quase 100% das urnas apuradas no Estado do Espírito Santo, Renato Casagrande, do Partido Socialista Brasileiro, já está matematicamente reeleito para o governo do ES.

domingo 30 de outubro de 2022 | Edição do dia

O atual governador do Estado do Espírito Santo (ES), o advogado e engenheiro florestal José Renato Casagrande, do Partido Socialista Brasileiro (PSB), conseguiu a reeleição em seu estado contra o bolsonarista Carlos Manato, do PL. Casagrande, que foi governador do ES pela primeira vez em 2010, voltou ao cargo em 2018, se elegendo, agora, para seu terceiro mandato.

Em 2018, concorrendo também contra Manato, Casagrande venceu com 55% do eleitorado, contra 27% de seu adversário. Nesta eleição, já com 99% das urnas apuradas, Casagrande estava à frente com 53,80%.

Apoiado por Lula, a chapa de Casagrande contava com a Federação Brasil da Esperança (PT, PCdoB e PV) e do PROS, apoiadores do ex-presidente petista, além da Federação PSDB/Cidadania e do Podemos, que no primeiro turno presidencial apoiaram Simone Tebet, além do próprio MDB, e o PDT de Ciro Gomes. Na coligação entrou, ainda, o PP, que compõe a chapa de Bolsonaro.

A composição da chapa, bem como os ensaios do próprio Casagrande, no primeiro turno, de aproximação de figuras reacionárias como Sérgio Moro, indicam como, mesmo com a derrota eleitoral do candidato de Bolsonaro, a direita golpista e inimiga dos trabalhadores está longe de ser derrotada no Espírito Santo, e que, para a classe trabalhadora, a perspectiva é da necessidade de seguir em uma acirrada luta contra os ataques que estão por vir.




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias