×

Palestina | Exército israelense mata jogador de futebol palestino de 23 anos

Ahmad Atef Daragmah, de 23 anos, foi o atual artilheiro do clube Thaqafi Tulkarem na liga profissional palestina. Ele foi morto na noite passada com dois tiros pelo exército israelense durante um ataque à cidade ocupada de Nablus.

sexta-feira 23 de dezembro de 2022 | Edição do dia

Ontem à noite, as forças do exército de ocupação israelenses, acompanhadas por uma escavadeira militar, invadiram a parte oriental da cidade ocupada de Nablus. Eles estavam defendendo um grupo de colonos israelenses que haviam tomado o santuário de Youssef, disparando chumbo e balas de borracha, bem como gás lacrimogêneo.

Do outro lado estavam muitos jovens palestinos. Um deles foi Ahmed Atef Daraghmeh, que com apenas 23 anos era promessa do clube de futebol Thaqafi Tulkarem, tendo sido o goleador da liga profissional palestiniana 2022/2023.

Fontes médicas relataram que quatro jovens foram baleados, um deles nas costas e na perna. Esse era Daraghmeh. O Ministério da Saúde confirmou horas depois. As balas do exército israelense o atingiram nas costas e no pé, matando o jovem jogador de futebol e elevando o número de palestinos mortos pela ocupação israelense para 223 este ano.

Sabah Sabah, diretor técnico do clube, condenou o crime de assassinato do jogador Ahmed Daraghmeh, artilheiro da equipe na liga, que havia marcado 6 gols até agora.

Em uma breve declaração ao Centro de Informações Palestinas, Sabah disse: "O mundo homenageia os jogadores de futebol e os celebra em ocasiões internacionais, e na Palestina as forças de ocupação israelenses os matam".

Por sua vez, o advogado Uday Yassin disse: "Somos nós que temos que pagar o preço, somos nós que temos que morrer, deixá-los tirar nossos sonhos, nos impedir de sonhar, perecer, é isso que eles querem de nós, eles não querem que as pessoas sejam felizes com suas casas e terras, eles não querem isso, procuram fazer-nos seus escravos." E continuou: "Ahmed teve um sonho. Ele queria ganhar, ganhar partidas, marcar gols e fazer as pessoas felizes. [Israel] queria matar esse sonho, então eles mataram Ahmed."

O secretário-geral adjunto do Conselho Supremo para a Juventude e o Desporto, Abd al-Salam Haniyeh, condenou veementemente este crime hediondo cometido pela ocupação israelita contra o jogador Ahmed Daraghmeh, numa altura em que o mundo acabara de celebrar o sucesso da Copa do Mundo, como se a ocupação estivesse a enviar uma mensagem de desafio à comunidade internacional sem ter em conta quaisquer regras ou leis.

Haniyeh acrescentou que este crime hediondo se soma a uma série de crimes cometidos pela ocupação diariamente contra o esporte palestino, a política de matar deliberadamente atletas palestinos, prendê-los, destruir estádios e infraestrutura e atacar clubes e instalações esportivas. Ele também pediu à Federação Internacional de Associações de Futebol (Fifa) e à comunidade internacional que assumam suas responsabilidades necessárias para parar a contínua agressão da ocupação contra os atletas palestinos.

O assassinato de Daraghmeh ocorre no momento em que uma campanha cresceu internacionalmente nas últimas semanas exigindo a libertação imediata do futebolista iraniano Amir Nasr-Azadani, condenado à morte pelo regime iraniano por ter participado nas marchas que decorrem naquele país há três mortes após o assassinato do jovem Mahsa Amini. Apesar do impacto internacional que esta campanha alcançou, nem a FIFA nem os organizadores da Copa do Mundo no Catar disseram uma única palavra sobre isso. Esse mesmo silêncio internacional é o que o povo palestino tem que suportar diariamente com o assassinato de jovens pela ocupação israelense.




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias