×

Meio Ambiente | Mais uma vez, Greta é detida por defender o fim da destruiçao ambiental!

quinta-feira 11 de abril | Edição do dia

Recentemente, surgiram relatos sobre Greta Thunberg, que mais uma vez foi detida em Haia, na Holanda, por obstruir uma rodovia em um protesto contra os subsídios aos combustíveis fósseis. Essa não é a primeira vez em que a ativista foi detida em ações que contrariam os interesses capitalistas e que a polícia mostra a quem realmente serve.

Em outubro do ano passado, em Londres, Greta foi presa ao tentar impedir a entrada de executivos de uma empresa petrolífera, juntamente com outros 250 manifestantes, em uma conferência sobre energia. Anteriormente, também foi detida na Noruega, ao lado de outros ativistas, enquanto protestavam contra a remoção de um parque eólico de terras pertencentes a povos indígenas, onde criavam renas. "Queremos ressaltar que é o Estado norueguês que está transgredindo os direitos humanos aqui", afirmou Greta antes de ser detida.

Em outra ocasião, em janeiro de 2023, Greta foi detida em Luetzerath, uma cidade na Alemanha, por protestar contra a expansão de uma mina de carvão, justificada pelo governo alemão como necessária para compensar a escassez de gás russo devido à guerra em curso. A adesão a manifestações que questionam de forma mais direta, mesmo que sutilmente, a atuação de grandes empresas capitalistas sobre o meio ambiente fez com que a imagem de Greta passasse a ser vista com mais ofensividade pela mídia burguesa. É nítida a diferença de tratamento midiático e do nível de repressão dado a quaisquer manifestações que apontem os verdadeiros autores por trás da destruição ambiental.

A luta da juventude contra a crise climática e a destruição ambiental, causadas pelo capitalismo, deve estar junto a luta dos povos originários, trabalhadores e setores oprimidos para avançar. Os ataques ao meio ambiente não cessarão enquanto o capitalismo existir. É necessário a emergência da classe trabalhadora organizada para lutar contra as bases econômicas predatórias do sistema, superar o cenário de destruição do planeta e reorganizar a vida em outras bases.




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias