×

Trabalhadores | Metalúrgicos realizam assembleia na KSPG contra demissões e enfrentam a chefia

A fábrica KSPG, metalúrgica de autopeças situada em Nova Odessa (região metropolitana de Campinas), anunciou nos últimos meses 250 demissões durante a data-base da categoria, segundo eles, por conta da queda de 23% das vendas de 2022 a 2023.

Gabriel DolceMilitante do Movimento Nossa Classe

domingo 29 de outubro de 2023 | Edição do dia

A patronal, seguindo orientação da matriz, afirmou ainda que colocou o setor de pistões à venda e vem se mostrando intransigente nas negociações da campanha salarial.

Frente a esse cenário e em meio à campanha salarial, foi realizada uma assembleia na última sexta, 27/10, convocada pelo sindicato dos metalúrgicos de Campinas (Sindmetal). A assembleia foi realizada do lado de fora da fábrica e contou com adesão massiva dos trabalhadores. A patronal, sempre contra os direitos dos trabalhadores, teve uma postura antissindical e colocou os chefes e encarregados no portão para provocar e assediar (sem sucesso) os metalúrgicos, que decidiram continuar na assembleia e debater seus direitos e organização.

A assembleia e seus desdobramentos ocorrem em um contexto de intransigência do Sindipeças, do Sindmac e Sinaees (sindicatos patronais dos setores de autopeças, máquinas e eletroeletrônicos) em negociar com a categoria. Os sindicatos patronais ofereceram 4,01% de reajuste (abaixo da inflação) e não querem renovar a convenção coletiva para poderem aplicar ataques baseados na reforma trabalhista de 2017 (que o governo de Lula-Alckmin se recusam a revogar).

A intransigência dos empresários também se mostrou em assembleia na fábrica da Bosch em que a patronal, como de costume, chamou a polícia para coibir os trabalhadores e o sindicato.

Em vídeo realizado ao final da assembleia, o sindicato anunciou que, caso a empresa siga intransigente em relação à negociação, os metalúrgicos entrarão em greve na KSPG.

Nós do Esquerda Diário, estivemos presentes na assembleia da KSPG para prestar solidariedade aos trabalhadores e abrimos nosso jornal para fortalecer a batalha contra as demissões, divulgar as lutas dos trabalhadores e denúncias do local de trabalho.




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias