×

Nota de pesar | Pedro Costa, lutador terceirizado da UFRN: PRESENTE

domingo 22 de outubro de 2023 | Edição do dia

Na noite de sexta-feira, Pedro Costa, aos 37 anos, sofreu uma morte trágica. Buscamos aqui singela homenagem como trabalhador de luta, motorista terceirizado da greve de 2022 e fundador do Comitê em Defesa dos Terceirizados da UFRN. Para nós da Faísca Revolucionária RN, um companheiro querido de tamanha força vai fazer falta nas nossas vidas e de todos que o conheciam.

Conhecemos Pedro na luta contra a demissão injusta de M, motorista terceirizado da UFRN que vinha cumprindo dupla função no restaurante universitário. Já havíamos cruzado caminhos na greve dos motoristas no final de 2022, mas na luta por M encaramos juntos os supervisores, a empresa e a Reitoria. A UFRN, top nos rankings de universidade, é também recordista em trabalho precário e Pedro não aceitava as humilhações pelas quais os terceirizados passavam. Inspirado pelo seu pai, trabalhador efetivo de 50 anos na UFRN, Pedro já completava 15 e nunca abaixava a cabeça, coletava denúncias e preparava respostas. Pedro se foi, mas é presente e sempre será na luta contra a precarização do trabalho , contra a perseguição patronal, sendo linha de frente da campanha contra a demissão de seu colega de trabalho, participando da greve dos motoristas da UFRN no final de 2022 e fundando o comitê em defesa dos terceirizados da UFRN, no qual atuamos juntos várias vezes.

Vamos guardar com muito carinho os momentos que conversamos sobre a potência que é a aliança operária estudantil e de continuar persistindo, das risadas que compartilhamos, das rifas que comprava para nos apoiar e fortalecer como juventude revolucionária, lutar ao seu lado por uma vida que seja digna, sem a precarização e toda a exploração que o capitalismo quer nos enfiar goela abaixo, com certeza deixou vários ensinamentos e ódio para transformar o mundo que vivemos por um que valha a pena de ser vivido.

Deixamos nossa mais profunda solidariedade a todos os seus familiares, amigos, colegas de trabalho e todos companheiros de luta.




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias