×

Paralisação de terceirizados | Todo apoio à paralisação dos terceirizados do canteiro de obra da UFRN por pagamento dos salários

Os trabalhadores da empresa D&L do canteiro de obras da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) estão paralisando suas atividades hoje e realizando manifestação na reitoria para exigir o pagamento dos salários atrasados e do retroativo que não recebem desde novembro do ano passado. Todo apoio a essa luta! Reitoria e D&L são responsáveis!

terça-feira 8 de agosto de 2023 | Edição do dia

Hoje, terça (8), trabalhadores terceirizados da UFRN se encontram em luta por seus salários, com 95% da categoria paralisada e em manifestação pela manhã na Reitoria da universidade. Funcionários da D&L, cujo dono é o mesmo da Criart, que atrasa pagamento de salário das trabalhadoras da limpeza da universidade, reclamam do atraso do salário desse mês e o retroativo da negociação de novembro do ano passado.

Veja também: "Precisamos alimentar nossos filhos", diz terceirizado sem salário da UFRN

São inúmeras as denúncias de precarização do trabalho, como condições para alimentação, com trabalhadores mantendo suas quentinhas em chocadeiras improvisadas, sem geladeira e fogão ou microondas, periculosidade e insalubridade não pagos, e sem reajuste salarial deste ano de 2023.

Relembre: Terceirizadas da UFRN exigem pagamento imediato dos salários em forte ato em frente à reitoria

É urgente que estudantes, trabalhadores e professores de dentro e de fora da UFRN cerquem essa luta de solidariedade. A terceirização é um dispositivo neoliberal absurdo de precarização do trabalho, que as reitorias se utilizam para não se responsabilizarem pelos direitos mais básicos dos trabalhadores, que se aprofundou com a Lei de Terceirização Irrestrita e a Reforma Trabalhista de Temer e Bolsonaro, mas não podemos esquecer que o governo Lula-Alckmin já disse que não vai revogar esses ataques e que a terceirização foi triplicada nos anos de governo do PT. A reitoria da UFRN mente quando diz que não é responsável pela situação do canteiro, porque está ao lado da D&L, empresa muito denunciada por não garantir Equipamentos de Proteção Individuais (EPIs) e uniforme para seus trabalhadores. "O meu [EPI] tá novinho", diz ironicamente trabalhador nos mostrando a sola da bota furada, "não repõem nosso uniforme". Assim como é parte de implementar os cortes na universidade nas costas dos estudantes e trabalhadores, que já deixou estudantes passando fome, sem Restaurante Universitário na troca de semestre, aplicou cortes de bolsas e salários, demitiu estudante bolsista.

Fazemos um chamado ao Diretório Central dos Estudantes (DCE), entidade que representa os estudantes da UFRN, e é dirigido pela UJS (juventude do PCdoB), Kizomba (juventude do PT) e Levante Popular da Juventude, a que convoquem os estudantes para apoiar os terceirizados, já que a entidade deveria ser nossa ferramenta de luta, e não porta voz desse governo que aprova o Novo Arcabouço Fiscal, para atacar os concursos e nossos salários.

Estendemos também o chamado aos nossos Centros Acadêmicos, dirigidos por Correnteza (UP) e UJC (PCB), como os Centros Acadêmicos de Ciências Sociais, de Letras e Serviço Social, a também convocar os estudantes e serem oposição consequente aos ataques, ombro a ombro dos trabalhadores.

DCE, CAs e Sintest precisam se solidarizar ativamente essa luta. Todo apoio à luta dos terceirizados do canteiro de obras da UFRN!

Relembre: Abaixo a demissão arbitrária de terceirizado da UFRN: reitoria e D&L são responsáveis!




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias