×

Privatização | Uma semana de calote de salário! Trabalhadores terceirizados do Metrô e da CPTM seguem sem receber

A empresa S&G, após atrasar o salário e benefícios de seus trabalhadores, simplesmente decidiu fechar as portas e decretou falência para não pagar suas dívidas. Essa empresa era responsável por alguns contratos de terceirização de serviços públicos, em especial das bilheterias da Linha 2-Verde do Metrô e das Linhas 8 e 9 da ViaMobilidade/CCR (antiga CPTM, privatizada há cerca de um ano). Mesmo com a entrega, a CPTM segue com a responsabilidade da venda dos bilhetes. O governador Tarcísio de Freitas, o Metrô, a CPTM, a ViaMobilidade/CCR são responsáveis!

sexta-feira 15 de setembro de 2023 | Edição do dia
Bilheteria da estação Quitaúna Osasco - Linha 8 CPTM Foto: Diogo Moreira

Veja declaração de Fernanda Peluci, diretora do Sindicato das Metroviárias e Metroviários de SP:

Diante desse calote absurdo, os trabalhadores da S&G da CPTM realizaram uma paralisação na última segunda-feira (11). Vídeos circulam pelas redes, onde vemos esses trabalhadores, de forma desesperada e legítima, tentando bloquear os trilhos dos trens para que suas demandas possam ser ouvidas.

Na linha 2-Verde do Metrô, os contratos dos funcionários da S&G foram assumidos por uma outra empresa terceirizada que já presta serviço nas demais linhas do Metrô, a Multiservice. O Metrô afirma que irá pagar os salários atrasados e o VT no dia 8, mas isso ainda não foi feito até o fechamento desta matéria, após 7 dias de atraso dos salários. Na CPTM, até agora não há resposta sobre o futuro dos trabalhadores após o cancelamento de seus contratos, e a empresa ainda não se comprometeu nem ao menos formalmente a pagar os salários atrasados, que são sua responsabilidade.

A única resposta à situação que a CPTM deu foi remanejar funcionários efetivos das linhas públicas para a venda de bilhetes nestas linhas já privatizadas, debilitando a qualidade do atendimento prestado nas estações da CPTM, para garantir que as bilheterias sigam funcionando e o lucro da ViaMobilidade/CCR continue assegurado.

Essa situação é mais uma prova do que acontece sempre que se terceiriza e privatiza, assim como o exemplo que tivemos há pouco mais de uma semana, nos canteiros e obras da futura Linha 6-Laranja do Metrô, quando os trabalhadores da empresa terceirizada Acciona realizaram uma greve por melhores condições de trabalho. Essa é a mesma empresa bilionária para quem o governador Tarcísio está negociando entregar a Sabesp e também a construção do trem que ligará São Paulo a Campinas, garantindo mais lucros para os empresários do transporte em cima da precarização do trabalho.

Todo apoio à luta das terceirizadas da bilheteria! Pagamento dos salários já! Nós do Movimento Nossa Classe, que compomos a minoria da diretoria do sindicato dos Metroviários e Metroviárias de SP viemos defendendo que é necessária uma greve unificada do Metrô, CPTM e Sabesp! Só a nossa unidade na luta pode barrar os ataques da privatização que promovem precarização do trabalho e dos serviços prestados à população.

Contra a terceirização e as privatizações de Tarcísio! Efetivação de todos os sem concurso público de todos os terceirizados!




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias