Logo Ideias de Esquerda

Logo La Izquierda Diario

SEMANÁRIO

7 filmes que retratam a questão palestina

Gabriela Mueller

Cena de Samouni Road (2018)

7 filmes que retratam a questão palestina

Gabriela Mueller

Em meio a uma operação da mídia burguesa para encobrir o conflito e retratar os palestinos como terroristas não-civilizados, durante um dos maiores massacres, que já deixa centenas palestinos mortos e feridos, é importante resgatar a história de luta e resistência desse povo historicamente oprimido, e que encontra forte expressão na arte e no cinema. Aqui há uma lista de 7 filmes e documentários que contam um pouco dessa tortuosa história, cruzando narrativas pessoais das vidas dos indivíduos com os impactos traumatizantes dos ataques de Israel.

Uma Garrafa no Mar de Gaza
diretor: Thierry Binisti e Agathe Bonitzer

Baseado no livro de mesmo nome, de Valérie Zenatti, conta a história de Tal e Naïm (Mahmud Shalaby), que nasceram em um terreno de terra queimada, onde os pais costumam enterrar seus filhos. Entretanto, as vidas deles são bem diferentes. Tal tem 17 anos, é judia e mora em Jerusalém, enquanto que Naim tem 20 anos, é palestino e mora em Gaza. Apenas 60 milhas os separam em relação à distância, mas o histórico de guerra entre os povos é um grande complicador. Só que uma garrafa jogada ao mar pode mudar a situação entre eles, trazendo forças para que suportem esta dura realidade.

Samouni Road
Diretor: Stefano Savona
A Estrada Samouni está localizada nos arredores rurais da Cidade de Gaza. Leva o nome da extensa família Samouni, uma comunidade camponesa milagrosamente poupada de sessenta anos de ocupação e guerra até janeiro de 2009, quando, durante a ofensiva terrestre da Operação Israelense "Chumbo Fundido". Retrata sobre o esforço por reconstituir a memória após a tragédia da guerra.

Farha
Diretor: Darin J. Sallam
Farha é um filme jordaniano escrito e dirigido por Darin J. Sallam. O filme retrata a história e o amadurecimento de Farha, uma jovem palestina, durante a Nakba.

Omar
Diretor: Hany Abu-Assad
O filme acompanha a história de Omar (Adam Bakri), dois amigos de infância e Nadia, sua amada, enquanto todos lutam, à sua maneira, por liberdade em uma Cisjordânia ocupada.

O Paraíso é Agora
Diretor: Hany Abu-Assad
Khaled e Said são amigos de infância recrutados como homens-bomba em Tel Aviv. A missão é interrompida pelos guardas de fronteira na entrada de Israel e eles se separam. Khaled acaba desistindo do atentado e procura Said para convencê-lo também. (disponível no youtube)

Lágrimas de Gaza
Diretora: Vibeke Løkkeberg
O filme retrata a ocupação israelense em Gaza vista pelos olhos de um grupo de crianças palestinas, usando imagens produzidas pela própria população de Gaza.

Born in Gaza
Diretor: Hernán Zin
é um documentário cujo foco está na ocupação israelense na Palestina e seus efeitos sobre as crianças de Gaza. O filme acompanha a história de cerca de dez crianças que contam como é sua vida cotidiana após o horror da guerra em Gaza no verão de 2014.


veja todos os artigos desta edição
CATEGORÍAS

[filme]   /   [Palestina Livre]   /   [Carcará - Semanário de Arte e Cultura]   /   [#ResistePalestina]   /   [Palestina]   /   [Arte]   /   [Conflito Palestina-Israel]   /   [Israel]   /   [Cinema]   /   [Cultura]

Gabriela Mueller

Estudante de História da UFRGS
Estudante de História da UFRGS
Comentários