Logo Ideias de Esquerda

Logo La Izquierda Diario

SEMANÁRIO

Flávia e Maíra: "O sindicato é nossa ferramenta de luta e organização: é preciso retomar das mãos da burocracia"

Diana Assunção

Flávia e Maíra: "O sindicato é nossa ferramenta de luta e organização: é preciso retomar das mãos da burocracia"

Diana Assunção

Nossas convidadas da vez, Flávia Bischain e Maíra Machado, estão encabeçando a chapa na oposição combativa nas eleições de um dos maiores sindicatos da América Latina, a APEOESP. O sindicato de uma categoria que esteve no centro dos ataques da extrema-direita e segue sofrendo com a reforma do Ensino Médio.

Nessa entrevista, foram colocados debates, a partir de pensar o que está em jogo nas eleições da APEOESP, sobre a atuação dos sindicatos, como enfrentar a burocracia sindical, qual programa deve ser levantado e como construir a auto organização dos professores e professoras junto a comunidade escolar.

Flávia iniciou o debate colocando que diante de tantos ataques a educação, "os professores e professoras de São Paulo não sentem que podem contar com seu sindicato pra organizar a luta, para mobilizar a categoria junto com os demais trabalhadores, com os pais e estudantes para lutar junto contra os ataques dos governos". Ela conta como a Chapa 2 leva a frente um programa para unificar a categoria no enfrentamento de todos os ataques a educação, afirmando que o que está colocada é uma batalha para retomar esse sindicato para classe trabalhadora.

Maíra continua resgatando a história de luta dos trabalhadores da educação de São Paulo, do APEOESP e ligando a batalha que estão dando nessas eleições com as lutas em curso no país. A entrevista passou por debater o combate a burocratização do sindicato, ligada a importância de uma luta com independência política na educação, abordando as contradições sociais presentes na escola e como enfrentá-las, como a precarização do trabalho na educação pela terceirização.

Confira na íntegra:


veja todos os artigos desta edição
CATEGORÍAS

[Esquerda em debate]   /   [Sindicatos]   /   [Auto-organização ]   /   [Comunismo]   /   [Debates na esquerda]   /   [Marxismo]

Diana Assunção

São Paulo | @dianaassuncaoED
Comentários