Chama a atenção a ausência de bandeiras do CPERS nos atos em solidariedade ao povo palestino. Nas salas de aula os alunos querem saber o que está acontecendo e nós professores, em especial da área de humanas, explicamos, inclusive para colegas de trabalho que nos buscam, que este conflito não começou (...)
Diego Nunes
Assinam: metroviários, ferroviários, professores de distintas redes, trabalhadores da USP e Unicamp, operários da indústria, bancários, entregadores por aplicativo, terceirizados de diversas categorias, operários da construção civil, trabalhadores da saúde e estudantes da Juventude Faísca (...)
Movimento Nossa Classe
No dia de hoje Narciso (OT da L2 e vice-presidente do Sindicato) foi afastado para apuração de falta grave visando sua demissão, Tufão (OT da L15) e Altino (OT da L1), diretores do sindicato, foram demitidos e, segundo comunicado oficial do Metrô, teremos ainda mais 5 operadores demitidos e 1 (...)
Nós da Faísca e do movimento Nossa Classe, estivemos no centro do Rio junto à diversos setores como petroleiros, servidores públicos, moedeiros, eletricitários se somando a paralisação dos servidores federais como na UFF e na UFRJ.
Faísca UERJFaísca - UFFMovimento Nossa Classe - Petroleiros
Na quinta-feira (07) começou o V Congresso da CSP-CONLUTAS em São Paulo. Confira as intervenções do Movimento Nossa Classe em debates nacionais e internacionais, com a questão da polícia, da Guerra na Ucrânia e da necessidade de independência do governo e das (...)
Redação
Fala de Vivi, professor da rede estadual de SP, e Brandão, trabalhador da USP e demitido político, intervindo no debate de conjuntura nacional, internacional e planos de lutas no V Congresso da CSP-CONLUTAS.
Flavia enfatizou a necessidade de manter a política de independência de classe na Conlutas para combater o enfraquecimento dessa central sindical, além de ter denunciado as políticas equivocadas que foram defendidas pela direção majoritária (PSTU) e outras correntes, como a CST, nos últimos anos, como (...)
Nesta quinta-feira (7), começou o V Congresso da CSP-CONLUTAS em São Paulo. Batalhando por um sindicalismo com independência de classe frente ao governo de frente ampla de Lula-Alckmin e os patrões, contra o arcabouço fiscal que ataca os serviços públicos, contra as privatizações, o marco temporal e (...)
Caio Reis
A carta exige da atual direção do sindicato um verdadeiro plano de lutas contra os ataques promovidos por Tarcísio e Feder contra a educação e contra o Novo Ensino Médio, que o governo Lula-Alckmin já anunciou que não irá revogar.
Camilo Santana decidiu manter a reforma do ensino médio.
Willian Garcia
Metrô de SP estabelece um plano antigreve que fere o direito de greve e coloca em risco a população para enfraquecer a luta da categoria. Operadores de trem e do console do centro de controle estão mobilizados contra a aplicação de treinamento de chefes e as supervisões ameaçam com punições e (...)
Nossa Classe Metroviários
Neste breve artigo faremos uma análise inicial sobre a formação da estrutura educacional no Brasil, o que significa o NEM e quais os objetivos do PT com o novo MEC de Camilo Santana.
Hoje, dia 08 de março, dia internacional de luta das mulheres, o Grupo de Mulheres Pão e Rosas, que defende um feminismo socialista, anti-racista e revolucionário, esteve pela manhã nos portões de entrada da São Remo para a USP, no HU e nas faculdades de odontologia, geociências, no restaurante (...)
Pão e Rosas
Ocorre nesse final de semana dos dias 02, 03 e 04 de dezembro a reunião da coordenação nacional da CSP-Conlutas no Sindicato dos Metroviarios de SP. Como parte da central, veja as intervenções da delegação dos trabalhadores do MRT no segundo dia de debates sobre a conjura nacional. Expressando a (...)
Veja a intervenção do MRT no painel de autodefesa no primeiro dia de debate da coordenação nacional da CSP-Conlutas que está acontecendo nesse fim de semana.
É necessária uma posição internacional que se coloque ao lado dos explorados, contra a guerra na Ucrânia, que já dura quase um ano, de forma independente do imperialismo e da Otan. É assim que interveio o MRT no ponto internacional do primeiro dia de discussão da Coordenação Nacional da (...)
Duas semanas após o congresso do SINPEEM e uma semana após as eleições, quais as perspectivas de luta para os educadores municipais de São Paulo?
Nossa Classe - Educação
Acompanhe pelo Esquerda Diário a intervenção do Nossa Classe Educação no 31º Congresso do Sinpeem.
Bruna Camargo e Cristiane Sousa comentam a vitória histórica da Chapa 2 nas eleições sindicais do Metrô de SP, formada pelo Nossa Classe (MRT), PSTU e correntes do PSOL que defendem um programa de independência de classe e contra a conciliação com a (...)
Com 56,5% dos 4 mil votos, a Chapa 2, integrada pelo Nossa Classe junto ao PSTU e correntes do PSOL, com um programa de independência de classes e contra a conciliação, derrotou a burocracia sindical nas eleições para o Sindicato de Metroviários de São Paulo. Uma grande vitória que fortalece a luta (...)
O Esquerda Diário recebeu denúncias de que o governo do estado do RS não está repassando o valor do Instituto de Previdência do Estado para hospitais e clínicas, muitos que são inclusive sustentados com a contribuição de todos os professores e servidores gaúchos. Uma professora relatou buscar (...)
Na última terça-feira (24), os metroviários de São Paulo decidiram por encerrar a mobilização aceitando a proposta da empresa. Nós da chapa 04 Nossa classe defendemos a manutenção da greve chamando unidade com as categorias que estão em luta hoje para fortalecer todas as lutas em curso. O metrô não (...)
Com este balanço queremos tirar lições de nossa importante greve e contribuir para mostrar que confiando nas forças de trabalhadores e da mobilização é que podemos enfrentar a justiça e os governos. E argumentar que nossa greve poderia ter sido conduzida para lutar para derrotar Romeu Zema e a justiça (...)
Nossa Classe Educação - Minas Gerais